Voltar
-
17/10/2014

México: Justiça para Ayotzinapa

Sociedade civil mexicana responsabiliza governo pelo desaparecimento de 43 estudantes



No último dia 09 de outubro, mais de cem entidades representantes da sociedade civil mexicana responsabilizaram, por meio de uma Carta, o governo mexicano pelo desaparecimento em fins de setembro de 43 estudantes após enfrentamento com a polícia local do Estado de Guerrero.

No incidente de 26 de setembro ocorrido na região de Iguala, além dos 43 desaparecidos, foram mortos seis estudantes e outros 20 ficaram feridos. Os estudantes, todos da escola de Ayotzinapa – conhecida por formar líderes comunitários – foram abordados por policiais, durante uma manifestação.

Na carta, as entidades denunciam “as graves violações de direitos humanos cometidas pelo Estado mexicano em seus diferentes níveis de governo. Entre elas, as execuções extrajudiciais, o desaparecimento forçado e a ausência de um protocolo efetivo de busca de pessoas desaparecidas, assim como canais diretos de consulta e informação aos familiares sobre as investigações”.

As entidades ressaltam que o Estado de Guerrero é palco recorrente de graves violações dos direitos humanos e que desde 2012, foram oficialmente registrados os assassinatos de 4.397 pessoas. Há também vários casos de tortura.

“Esta situação não se limita a Guerrero e nacionalmente ocorre um inegável aumento da violência. O desmantelamento e a paralisia das instituições do Estado as tornam incapazes de garantir a vida e a integridades das pessoas, permitindo o crescimento da insegurança e do terror”, prossegue o documento.

Conectas se soma as entidades mexicanas para exigir:

1 – Que todos os desaparecidos sejam apresentados vivos e imediatamente. Para isso, investigações devem ser rápidas e feitas de acordo com os mais altos padrões internacionais, com a colaboração de todas as instâncias competentes.

2- A identificação de mais de 20 corpos encontrados recentemente em valas clandestinas.

3 – Identificação e punição de culpados sem que o crime seja atribuído convenientemente ao crime organizado, mas que a participação de policiais seja investigada e punida.

4 – Informação sobre as buscas aos familiares dos desaparecidos, como também a devida proteção e respeito.

Conectas Diretos Humanos reitera sua solidariedade com os familiares dos desaparecidos, os feridos, os falecidos e os jovens da Escola Normal Rural “Raúl Isidro Burgos” de Ayotzinapa.

Leia aqui o documento na integra.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas