Perguntas e Respostas

Dúvidas sobre a Conectas e sua atuação? Acesse a seguir as perguntas mais frequentes. Caso não encontre resposta, escreva para contato@conectas.org.

Conectas está permanentemente interessada em contar com os melhores profissionais em suas áreas respectivas de ação. Regularmente, a organização divulga os processos seletivos para vagas abertas, por meio do site e das redes sociais (Facebook e Twitter). Postulações de voluntários brasileiros e estrangeiros também são bem vindas.
Infelizmente, não atendemos pessoas físicas. Recomendamos que você procure a Defensoria Pública de seu Estado ou cidade. Em São Paulo, os contatos da Defensoria são Avenida da Liberdade, 32 – Liberdade Tel. (11) 3105-5799 – mais informações em www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/ . Em outros Estados, consulte www.anadep.org.br/wtk/pagina/inicial.
Não. A Conectas promove ações de advocacia estratégica e de interesse público, não estando a serviço de nenhuma empresa ou governo brasileiro.
Não. A organização é apartidária, não tem vínculo e nem recebe recursos de partidos políticos.
Conectas guia suas ações a partir de planejamentos estratégicos e operacionais – ambos desenvolvidos com ampla participação de toda a equipe. Os objetivos, estratégias e atividades contidos nos planejamentos são definidos com total autonomia e submetidos ao Conselho Deliberativo da organização, que conta com 12 membros, com mandatos de dois anos, e com um Comitê Executivo, formado por 5 pessoas. Os financiadores da organização não participam do planejamento e de sua validação.
Conectas é financiada por fundações privadas brasileiras e internacionais, e por agências de desenvolvimento. Uma lista completa dos nossos doadores está disponível aqui. Conectas não aceita doações do governo brasileiro. Todas as transições financeiras da Conectas são auditadas de forma independente. As demonstrações financeiras e relatórios anuais da organização estão acessíveis aqui.
Por meio de uma equipe de mais de 30 pessoas que trabalham na sede da organização, em São Paulo, em Brasília (Brasil) e em Genebra (Suíça). A equipe é formada por pessoas de diferentes nacionalidades, campos de atuação e formações acadêmicas e profissionais. Além disso, a organização se apoia em conectores regionais que trabalham na sede da organização e atua em parceria com inúmeros parceiros nos movimentos sociais, outras ONGs, acadêmicos, jornalistas e defensores de direitos humanos.
Porque o Brasil está inserido num mundo cada vez mais interligado e interdependente. Violações que ocorram contra migrantes haitianos no interior do Acre, por exemplo, só podem ser combatidas de maneira eficaz por meio de ações que se apoiem em instâncias como a OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington, nos Estados Unidos, e o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, além é claro da articulação com organizações parceiras em Porto Príncipe, no próprio Haiti, e de ações que envolvam países fronteiriços, como Peru e Bolívia. Desde a sua fundação, Conectas fortalece conexões entre organizações de direitos humanos do Sul Global por meio da realização de um grande Colóquio Internacional e pela publicação de SUR Revista Internacional de Direitos Humanos, distribuída para mais de cem países. Como todo problema internacional é, antes, um problema local para alguma comunidade, esta ação coordenada para além das fronteiras é fundamental.
Porque Conectas é uma organização criada, sediada e vocacionada para trabalhar na sinergia entre organizações do Sul Global (África, Ásia e América Latina), região do mundo onde está 80% da população mundial e onde ocorrem gravíssimas violações aos direitos humanos. Há violações no Norte e elas são objeto da ação da Conectas sempre que envolvam países do Sul, como por exemplo, nas detenções ilegais de cidadãos de diversos países do Oriente Médio na prisão de Guantánamo, em Cuba, por autoridades dos Estados Unidos.
Por meio do cruzamento de duas variáveis: a necessidade do contexto e a capacidade que a organização tem de interferir positivamente neste contexto, seja diretamente, seja por meio de articulações com parceiros locais.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas