Voltar
-
19/02/2022

STF rejeita pedido de Augusto Aras para limitar trabalho das Defensorias Públicas

Com 10 votos, Supremo reafirma a constitucionalidade de prerrogativa das Defensorias em solicitar documentos públicos

PGR questiona poder de defensores e defensoras públicas solicitarem acesso a documentos públicos. Foto: Marcelo Camargo PGR questiona poder de defensores e defensoras públicas solicitarem acesso a documentos públicos. Foto: Marcelo Camargo

Com 10 votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeito na sexta-feira (18) o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para que fosse retirado das Defensorias Públicas o poder de requisição de documentos públicos em favor do atendimento de pessoas vulneráveis. A decisão foi tomada no âmbito da ADI 6852. 

Rejeitaram o pedido do PGR os ministros Edson Fachin, relator da ação, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, André Mendonça, ​Ricardo Lewandowski, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.

Missão constitucional 

Para o relator, o poder de requisição foi um dos instrumentos dados aos defensores públicos justamente para que consigam cumprir sua missão constitucional de defender os necessitados, “ao viabilizar o acesso facilitado e célere da coletividade e dos hipossuficientes à documentos, informações e esclarecimentos”. A ministra Cármen Lúcia foi a única que divergiu do relator. Para ela, as defensoras e os defensores só podem solicitar documentos apenas em processos coletivos. 

Leia mais:

Conectas Direitos Humanos, Departamento Jurídico XI de Agosto, Amparar, Instituto Peregum e UNEAFRO Brasil se manifestaram perante o  STF como amicus curiae na ADI 6852. No pedido de ingresso, as entidades ressaltam que o poder de requisição das defensorias ajuda a suprir a deficiência de acesso à informação das pessoas economicamente vulneráveis.

Defesa das pessoas vulneráveis 

“A prerrogativa de requisição é uma das poucas ferramentas que a lei concede para equilibrar a relação processual em favor das pessoas assistidas pela defensoria. Ela instrumentaliza a defesa dos interesses jurídicos de quem está em vulnerabilidade, garantindo acesso a uma documentação que, de outra forma, não poderia ser obtida”, afirma Raissa Belintani, advogada e coordenadora do programa de Fortalecimento do Espaço Democrático da Conectas. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas