Voltar
-
25/04/2018

Entidades ingressam com amici curiae no STF contra fechamento da fronteira com Venezuela

Venezuelan migrants cross the border with Brazil. Venezuelan migrants cross the border with Brazil.

Organizações da sociedade civil solicitaram a participação como amici curiae no julgamento da ação protocolada no STF pelo governo de Roraima, que pede o fechamento da fronteira com a Venezuela. O objetivo é contribuir com as decisões do judiciário sobre a crise migratória e o crescente fluxo de venezuelanos no Brasil.

Na ação, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), argumenta que o grande fluxo de imigrantes no estado pode trazer riscos à saúde pública e intensificar a violência. Em documento encaminhado à ministra Rosa Weber, entidades criticam a iniciativa de Campos e mencionam os acordos e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, além da Lei de Migração brasileira (Lei 13.445/2017) que trata da acolhida humanitária.

>> Leia o documento, na íntegra

Para Camila Asano, coordenadora de programas da Conectas, políticas drásticas de controle de fronteira podem acentuar ainda mais a crise humanitária: “A migração venezuelana para o Brasil deve ser abordada por uma perspectiva humanitária, que promova o acolhimento e a integração. A ação proposta pelo governo de Roraima é descabida e desumana e vai de encontro à Lei de Migração. Ações coordenadas como a interiorização, são muito mais eficazes para aliviar a sobrecarga de serviços públicos”, defende Camila.

Além da Conectas, assinam o amici curiae outras entidades que trabalham com questões migratórias no Brasil: IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos), CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e Pia – Sociedade dos Missionários de São Carlos.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas