Voltar
-
21/11/2019

Sociedade Civil repudia homenagem a Pinochet na Alesp

Ato solene em memória do ditador chileno foi solicitado pelo deputado Frederico D’Ávila (PSL) e está marcado para o próximo dia 10

Foto: José Antônio Teixeira/ Alesp Foto: José Antônio Teixeira/ Alesp

O deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP) marcou um Ato Solene em homenagem ao ditador Chileno Augusto Pinochet na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) para o próximo dia 10, data de aniversário de morte do general e em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O ditador chileno foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional por ter cometido crimes de lesa-humanidade, responsável por um regime militar cuja violência de estado assassinou e desapareceu com mais de 4.000 chilenos entre 1973 e 1990.

Em resposta, Conectas e mais de 20 organizações da sociedade civil solicitaram, em carta, o cancelamento imediato do evento e a aplicação das devidas sanções ao parlamentar. Segundo elas,  o ato “é uma clara e inequívoca apologia aos crimes de lesa-humanidade, à tortura, aos assassinatos e à violência de estado”. 

As instituições também apontam que a homenagem vai na contramão dos compromissos assumidos pelo Estado brasileiro em tratados internacionais que condenam a tortura e os desaparecimentos forçados. 

>>> Leia aqui o documento na íntegra

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas