Voltar
-
02/02/2018

Sociedade civil demanda participação nos projetos do Banco dos BRICS

Em reunião com representantes do banco, organizações apresentaram preocupações e sugestões

Xiamen - China - Presidente Michel Temer participa da Reunião ampliada dos Chefes de Estado e de Governo do BRICS. Foto oficial (Rogério Melo/PR) Xiamen - China - Presidente Michel Temer participa da Reunião ampliada dos Chefes de Estado e de Governo do BRICS. Foto oficial (Rogério Melo/PR)

Organizações da sociedade civil dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reuniram com o NBD (Novo Banco de Desenvolvimento) para tratar de assuntos como transparência, responsabilização, acesso à informação, gênero, gestão ambiental e social e mecanismos de participação social nos projetos do Banco.

Na primeira reunião oficial entre o NBD e a sociedade civil, as entidades pediram que, a curto prazo, seja criado um grupo de trabalho composto por sociedade civil e o NBD para elaborar indicadores que avaliem a sustentabilidade de projetos de infraestrutura. Além disso, também foi ressaltada a necessidade de engajar a sociedade civil como parceira igualitária em todos os processos políticos do banco.

As entidades acreditam que “o NBD tem a oportunidade e a responsabilidade de desempenhar um papel transformador para alcançar igualdade substantiva na promoção de uma maior justiça econômica e social”. E afirmaram que “como representantes da sociedade civil dos países BRICS, estamos empenhados em trabalhar e apoiar o NBD em todos esses assuntos”.

O encontro aconteceu em Shangai nos dias 25 e 26/10 de 2017, quando as mais de 30 organizações dos países dos BRICS foram recebidas pela alta direção do banco, inclusive seu presidente, o indiano K.V. Kamath. Após o encontro foi produzido um documento que sistematiza as discussões e cobra providências do Banco.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas