Voltar
-
10/01/2013

Revista Sur passa a integrar a base de dados Scopus

Serviço é de uma das maiores referências científicas do mundo

Serviço é de uma das maiores referências científicas do mundo
Serviço é de uma das maiores referências científicas do mundo

A Scopus – base de dados privada da Elsevier, a maior editora de periódicos científicos da atualidade, com 46 milhões de registros, aproximadamente 19.500 títulos de 5.000 editoras ao redor do mundo – anunciou hoje a incorpação da Revista Sur, da Conectas, em seu sistema.

A inclusão de novos periódicos na base é feita mediante cuidadoso processo de análise do conteúdo publicado. O ingresso da SUR no Scopus é um reconhecimento da relevância científica da revista no campo das ciências humanas. Analistas da Scopus justificaram a inclusão da SUR dado a qualidade dos artigos publicados e a relevância dos temas explorados, sobretudo a inclusão da perspectiva dos direitos humanos nos países do Sul.

Diferentemente da maioria dos periódicos científicos, a Revista Sur fé publicada sob a licença creative commons e tem seu conteúdo integral disponível na internet, sendo igualmente distribuída gratuitamente para mais de 100 países. A inclusão da revista numa plataforma privada em nada altera sua livre consulta e seu livre uso e citação pelos canais habitualmente usados até hoje.

“É um reconhecimento importante à nossa luta de muitos anos para mostrar que o Sul Global é um celeiro de pesquisadores e pensadores que têm um papel importantíssimo a cumprir na produção do conhecimento científico e, nosso caso, no uso deste conhecimento para uma ação efetiva em direitos humanos”, disse Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas.

Sobre a Revista

Criada em 2004, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos é a única publicação multilíngue do gênero publicada em português, inglês e espanhol. Seu objetivo é contribuir com um debate crítico sobre temas de direitos humanos a partir de uma perspectiva do Sul Global.

A tiragem de cada edição é de 2.700 exemplares, que são distribuídos gratuitamente para mais de 100 países. A revista conta também com a versão eletrônica. Os artigos submetidos à Sur são analisados por pares em um processo de blind-review (sem conhecimento do nome do autor).

Em 2010, a Sur estabeleceu uma parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC), que apoia a revista e integra seu Comitê Editorial.

Outras indexações:
DOAJ – Directory of Open Access Journals
Social Science Research Network – SSRN

Leia mais:

UPPs: pacificação ou militarização das comunidades?
Revista SUR da Conectas entrevista especialistas e traz artigos sobre ‘segurança cidadã’

Revista Sur recebe artigos para edição 18, sobre ‘Informação e Direitos Humanos’
Publicação da Conectas é editada em português, inglês e espanhol, e distribuída para mais de 100 países

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas