Voltar
-
19/08/2019

“Religiões e Direitos Humanos” é tema da nova edição da Revista Sur

Publicação online e gratuita conta com 25 artigos escritos por importantes autoras, autores e ativistas de diversos países



“Religiões e Direitos Humanos” é o título da 29ª edição da Revista Sur, publicação internacional sobre direitos humanos editada pela Conectas, lançada nesta segunda-feira (19) em português, inglês e espanhol.

A semestral conta com 25 artigos escritos por diversas autoras e autores de mais de dez países, como Brasil, França, Egito, Tailândia, Palestina, Irã e Estados Unidos.

Entre outros temas, os textos se debruçam sobre a legitimidade da linguagem e dos líderes religiosos de diferentes países para falar sobre direitos humanos e sobre as responsabilidades dos governos ao redor do mundo em garantir a livre expressão das mais diversas matrizes. 

Reunir um conteúdo suficientemente plural e ao mesmo tempo crítico foi a intenção desta edição da Sur, que, pela primeira vez, entrou no terreno complexo das religiões e de sua interseção com o universo dos direitos humanos – cujos discursos, normatividades e pautas são pretensamente seculares”, ressalta Maryuri Mora Grisales, editora executiva da Revista Sur.

O dossiê está dividido em seis eixos que contemplam a perspectiva internacional sobre o tema, sua conexão com a causa migratória, a relação entre política e atuação religiosa, as ameaças do dogmatismo religioso, a espiritualidade expressa por meio da arte, a liberdade de religião e sua contribuição para a luta por direitos.

A revista ainda conta com uma seção fotográfica que explora de forma poética a pluralidade e a beleza de diversos ritos espirituais.

Sobre a Sur

Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos.

A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Também é distribuída em papel para algumas das principais bibliotecas, universidades, organizações internacionais e centros de cultura ao redor do mundo.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas