Voltar
-
27/03/2018

Relatores da ONU pedem investigação rápida da execução de Marielle

Especialistas também disseram que políticas de segurança pública não podem ser desenvolvidas às custas dos direitos humanos



Em carta endereçada ao governo brasileiro, 10 relatores da ONU consideraram alarmante a execução de Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes. Os especialistas exaltaram a trajetória de luta da vereadora e pediram para que seja realizada uma investigação rápida e imparcial para a identificação dos responsáveis pelo crime.

Para os relatores, a morte de Marielle “tem o objetivo de intimidar todos aqueles que lutam por direitos humanos e pelo Estado de direito no Brasil”. E, diante desse quadro, eles sugerem que o governo reformule políticas de segurança pública, fortalecendo a proteção de defensores de direitos humanos no país.

Na carta, os especialistas também criticaram a violência policial, tema central de denúncias feitas por Marielle ao longo da vida: “Respostas repressivas que miram e marginalizam pessoas pobres e negras são inaceitáveis e contra-produtivas”, pontuaram. Para eles, o assassinato da vereadora é um sintoma dos níveis alarmantes da violência no Brasil.

A trajetória de trabalho da vereadora também foi celebrada pelos relatores. “Marielle foi uma extraordinária defensora de direitos humanos. Ela defendeu os direitos dos negros, das populações LGBTI, das mulheres e dos jovens das favelas mais pobres do Rio. Marielle será lembrada como um símbolo de resistência para comunidades marginalizadas historicamente no Brasil”, exaltaram.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas