Voltar
-
05/07/2018

Sociedade civil pede proteção aos direitos humanos nas cadeias de suprimento global

Hamburg/Germany – Working meeting at the G20 Summit in 2017. (Beto Barata/PR) Hamburg/Germany – Working meeting at the G20 Summit in 2017. (Beto Barata/PR)

Durante a preparação do G20, fórum que reúne os principais países industrializados e emergentes do planeta nos dias 11, 12 e 13/06 em Genebra, na Suíça, organizações da sociedade civil pediram aos representantes do grupo para que implementem  recomendações relacionadas aos procedimentos globais da cadeia de suprimentos.

Constantemente afetada por instabilidades políticas e econômicas, burocracias na logística de transportes e até desastres naturais, a cadeia de suprimentos (Supply Chain, em inglês), engloba todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima até o consumidor final, que podem inclusive afetar os trabalhadores.

>> Leia a carta, na íntegra

Preocupadas com essas instabilidades, entidades pediram ao Grupo de Trabalho sobre Emprego do G20 que promova condições dignas de trabalho, por meio da garantia e proteção dos direitos humanos. E, além disso, garanta meios para o respeito ao compromisso com a transparência social, ambiental, trabalhista e anticorrupção na gestão da cadeia de suprimentos. As organizações também recomendaram o fortalecimento da participação dos trabalhadores e os mecanismos de diálogo social e a garantia de acesso aos direitos sociais em situações de desemprego.

Assinam a carta a Conectas e outras 11 organizações, incluindo a OECD Watch, a Interfaith Center on Corporate Responsibility (ICCR) e a Human Rights International Corner (HRIC).

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas