Voltar
-
25/10/2017

Prêmio Vladimir Herzog 2017

Cerimônia de premiação e roda de conversa com vencedores acontece nesta terça (31), no Tucarena



Os jornalistas vencedores e menções honrosas da 39ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estarão reunidos na próxima terça-feira (31), no Tucarena, em São Paulo, para a cerimônia de premiação, que acontece a partir das 20h.

Além dos profissionais que tiveram seus trabalhos selecionadas no último dia 9 pela Comissão Organizadora do Prêmio, o evento também condecerá irá homenagear, com o Prêmio Vladimir Herzog Especial, Rose Nogueira, Dom Paulo Evaristo Arns (in memoriam) e Tim Lopes (in memoriam).

Será realizado ainda um tributo ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, amigo e um dos grandes responsáveis pela denúncia pública do assassinato de Vladimir Herzog, repórter assassinado durante a ditadura militar que dá nome ao prêmio.

O evento é destinado a todos os púbicos interessados e a entrada é gratuita.

  • Confira aqui a lista trabalhos dos premiados.

O 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por: Conectas Direitos Humanos, Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo); UNIC Rio (Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil); Coletivo Periferia em Movimento; ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil  – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; e Intercom (Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Roda de Conversa

A partir das 14h da terça-feira (31) também será realizada uma roda de conversa com os jornalistas prestigiados na edição deste ano. No encontro, os profissionais falam sobre os bastidores, métodos e técnicas que recorreram para a produção dos trabalhos premiados.

Com o propósito de incentivar a troca de experiências entre profissionais e compartilhar conhecimento com estudantes de jornalismo e interessados na área, a iniciativa é pioneira na história de um prêmio jornalístico no Brasil e, desde sua primeira edição, é organizada pelos jornalistas Sergio Gomes e Aldo Quiroga, com mediação de Angelina Nunes e Paulo Oliveira.

Tudo é organizado para colocar à disposição de estudantes e estudiosos do jornalismo o conhecimento sobre métodos e procedimentos que estão “por baixo” de algumas das reportagens reconhecidas como das mais importantes da imprensa brasileira.

Neste ano, a 6ª Roda de Conversa acontece sob coordenação de OBORÉ, Instituto Vladimir Herzog, Abraji, Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP) e TV PUCSP, com o apoio da Anhanguera e de um pool de cobertura e transmissão formado por: TV PUCSP, Canal Universitário de São Paulo, TV FEPESP, Rádio Brasil Atual, OBORÉ, Projeto Repórter do Futuro e equipe de comunicação da Abraji, do Sindicato dos Jornalistas de SP e do Instituto Vladimir Herzog.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas