Voltar
-
23/08/2022

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog anuncia homenageados de 2022

A cerimônia de premiação desta 44ª edição será no dia 25 de outubro, terça-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo (SP)



Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi criado em 1979 e reconhece o papel da imprensa na valorização da Democracia e os Direitos Humanos. 

Nesta 44ª edição, 528 produções concorrem ao Prêmio em sete categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.   

As peças inscritas estão em fase de avaliação pelo Júri de Seleção e a definição dos vencedores será feita por representantes das entidades que compõem a Comissão Organizadora no próximo dia 13 de outubro, em sessão pública e transmissão ao vivo.    

Homenagens 

Neste ano, as jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, criadoras do portal de notícias  Amazônia Real, e o médico infectologista Dráuzio Varella recebem o troféu símbolo do Prêmio – a meia lua recortada com a silhueta de Vlado Herzog, uma criação do jornalista,  artista plástico e designer Elifas Andreato, falecido em março deste ano. 

Kátia e Elaíze serão homenageadas pela destacada trajetória no jornalismo defensor das causas amazônicas e nas quais o Amazônia Real é o maior porta-voz. Esta luta promovida por elas e pela valorosa equipe de profissionais que ali atua revigora o papel dos Direitos Humanos no Brasil.  

A homenagem a Dráuzio Varella é o reconhecimento de uma das maiores referências do país sobre popularização do conhecimento no campo da saúde. Porta-voz de uma geração, sua conduta profissional e pessoal nos ensina a observar, de forma crítica, a lógica do sistema prisional brasileiro e os desafios envolvidos na construção de políticas para a população privada de liberdade, tão fundamentais para a defesa dos Direitos Humanos no Brasil. 

O repórter britânico Dom Phillips será homenageado in memoriam pela trajetória marcante no jornalismo em defesa do meio ambiente, na preservação da floresta amazônica e de seus povos. Assassinado em pleno exercício de suas atividades jornalísticas, tornou-se mais um ícone da resistência. Honrar a vida profissional e pessoal de Dom passou a ser compromisso público dos que atuam com Direitos Humanos.  

Em caráter excepcional, os organizadores do Prêmio também decidiram oferecer uma homenagem aos profissionais que fazem e defendem a comunicação pública no Brasil. O  Prêmio Especial Vladimir Herzog de Contribuição ao Jornalismo será dedicado aos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela resistência na defesa da comunicação pública. 

A cerimônia de premiação desta 44ª edição será no dia 25 de outubro, terça-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da já tradicional Roda de Conversa com os Ganhadores. As atividades são abertas ao público em geral.   

4º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos | 2022

Organização e realização: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil  – Secção São Paulo,  Periferia em Movimento e Instituto Vladimir Herzog. 

Confira o calendário 

  • Sessão pública de julgamento e definição dos vencedores: 13 de outubro, quinta-feira, das 14h às 17h

 

  • Roda de Conversa com os Ganhadores: em definição 

 

  • Solenidade de premiação: 25 de outubro, terça-feira, 20h, no Tucarena (SP)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas