Voltar
-
17/03/2015

Pergunte ao Chanceler

Conectas chama à participação na primeira sabatina de Mauro Vieira no Senado



No dia 24 de março, o chanceler Mauro Vieira passará pela primeira sabatina no Senado desde que assumiu a pasta, em janeiro.

A tradicional reunião na Comissão de Relações Exteriores, que acontece ao menos uma vez ao ano e sempre no início de mandatos, serve para o ministro falar da atuação do Itamaraty e responder perguntas dos senadores.

Como fez com os dois últimos chanceleres, Antonio Patriota e Luiz Alberto Figueiredo, Conectas levará ao ministro e aos parlamentares, antes da audiência, as perguntas sobre política externa e direitos humanos encaminhadas à organização por meio do Facebook, Twitter ou e-mail.

“A reunião com o chanceler no Senado é um importante espaço que a sociedade tem para questionar os rumos do Itamaraty e provocar o Legislativo a trazer mais transparência à política externa brasileira”, ressalta Camila Asano, coordenadora de política externa da Conectas.

Em seu discurso de posse, o novo ministro afirmou que “uma linha mestra” da atuação do Itamaraty será ampliar e consolidar o acesso do Brasil a todos os mercados do mundo, promovendo e defendendo o setor produtivo brasileiro. Ele, no entanto, não mencionou como isso será balizado pelo respeito aos direitos humanos como determina a Constituição brasileira. O Chanceler também não abordou como como tornar o Ministério mais transparente e próximo da sociedade.

Para participar da 3ª edição da campanha “Ministro, eu #QueroSaber” e enviar questões ao chanceler, acesse o perfil da Conectas no Facebook e deixe sua contribuição no comentário do post, utilize a hashtag #QueroSaber em sua conta do Twitter ou Facebook ou envie e-mail para  comunicacao@conectas.org. As perguntas vão ser recebidas até o dia 23, às 15h. O site da TV Senado transmitirá a audiência.

Campanha

Em sua primeira edição, realizada em abril de 2013, a campanha “Ministro, eu #QueroSaber” reuniu perguntas para o então chanceler Antonio Patriota e expôs a falta de canais de diálogo entre o Itamaraty e a sociedade civil. A iniciativa foi mencionada duas vezes ao longo da audiência, que terminou com a promessa do ministro de ampliar a transparência e a participação.

Já na audiência com Luiz Alberto Figueiredo, em fevereiro de 2014, dos 5 senadores que tomaram a palavra ao longo da sabatina, 4 mencionaram as questões compiladas e enviadas pela organização.

Observações: 

    • A Conectas se reserva ao direito de não encaminhar perguntas que não sejam a respeito de direitos humanos e/ou política externa ou em linguagem desrespeitosa;
    • No documento final a ser encaminhado à sabatina, todas as perguntas estarão vinculadas a seus respectivos autores. As perguntas não necessariamente refletirão a posição da Conectas, que atuará apenas como um canal para facilitar a chegada das perguntas aos senadores.

 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas