Voltar
-
28/05/2014

Participação social na Política Externa

Evento discute influência das ONGs na ação internacional de seus países

Evento discute influência das ONGs na ação internacional de seus países Evento discute influência das ONGs na ação internacional de seus países

A paisagem dos foros multilaterais não é mais a mesma: nos corredores por onde antes circulavam apenas diplomatas e iniciados, hoje é possível encontrar ativistas, defensores de direitos humanos e representantes das mais diversas causas. Essa reconfiguração, que resulta em parte da emergência de novos atores e potências no cenário internacional, é sinal claro do papel que hoje a Política Externa ocupa nas agendas nacionais.

Mas como isso se configura na prática? O que as organizações da sociedade civil podem fazer para aumentar a participação e a influência nas posições internacionais de seus países?

Um evento organizado pela Conectas com o apoio da Civicus (África do Sul), da Commonwealth Human Rights Initiative (Índia) e do Fórum Ásia levará essa discussão para a 26a sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que acontece entre os dias 10 e 27 em Genebra, na Suíça. Diplomatas dividirão a mesa com ativistas para discutir estratégias e boas práticas na relação entre Estados e organizações antes, durante e depois de reuniões multilaterais.

Durante o evento será lançada a #SUR19. O número discute, justamente, se a política externa dos países emergentes promove ou viola os direitos humanos.

O reunião acontece no dia 10 de junho às 12h na Sala VIII do Palácio das Nações.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas