Voltar
-
03/06/2020

Pandemia de Coronavírus: como é possível ajudar na prevenção?

Diversas organizações têm lançado campanhas de solidariedade direcionadas às populações mais expostas



O Brasil já tem registrado, até a data da publicação deste texto, 555.383 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo Coronavírus e 31.199 mortes. O número de registros avança em ritmo similar e até mais acelerado do que países como Espanha, EUA e Itália, quando comparado a mesma fase de proliferação da doença.

Existe, além disso, uma grande parcela da sociedade brasileira que está em situação de maior exposição e vulnerabilidade ao vírus. São moradores de favelas e periferias, povos indígenas, pessoas em situação de rua e aquelas privadas de liberdade

De acordo com dados do Infopen, levantamento do Ministério da Justiça, em dezembro de 2019, havia 755.274 presos, em unidades com superlotação de 41,4%, sendo que 10.273 deles tinham mais de 60 anos

O relatório também aponta para 17.636 pessoas encarceradas com comorbidades – neste caso, o Infopen avalia casos diagnosticados de HIV e tuberculose, que nas cadeias possui uma proporção 35 vezes pior do que em pessoas que estão em liberdade. 

Como é possível contribuir com a população e profissionais na linha de frente durante a pandemia?

Na busca de contribuir com os esforços dos governos e reduzir os impactos, diversas organizações da sociedade civil têm lançado campanhas de solidariedade direcionadas às populações que estão mais expostas para angariar fundos e atuar com mais força frente aos desafios impostos pela sociedade e crise sanitária do país.

Nesse artigo a Conectas elencou uma série de iniciativas de ajuda a grupos vulneráveis as quais você pode contribuir. Além destes, confira outros projetos que também precisam de contribuições para seguir com suas atividades durante a pandemia:

  1. Campanha “#VemPraGuerra”, do Hospital das Clínicas da USP
  2. Fundo de Emergência para pessoas trans
  3. Complexo da Maré contra o Coronavírus
  4. Apoio aos povos do Território do Xingu

Você também pode contribuir com a Conectas em sua atuação em busca de melhores políticas e leis em prol dos direitos humanos de todos. 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas