Voltar

Organizações manifestam preocupação com a democracia após aumento da violência política

Em nota, mais de 110 entidades da sociedade civil repudiam a ampliação do porte de armas e o aumento da violência política no Brasil

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Duas notas da sociedade civil, divulgadas nesta semana, chamam atenção para a escalada da violência política no Brasil e os riscos à democracia. A primeira, encabeçada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos faz alerta ao aumento da violência política no Brasil. Já a segunda, do Pacto pela Democracia, afirma que a democracia e as eleições deste ano correm risco por conta da violência política. 

As manifestações foram feitas  após a morte de Marcelo de Arruda, guarda municipal e tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores), assassinado com arma de fogo por um bolsonarista no sábado (09/07) em Foz do Iguaçu (PR). 

Somada às notas, mais de 110 organizações da sociedade civil, incluindo a Conectas, assinam os documentos que enfatizam a urgência de cessar as manifestações de ódio e intolerância por parte de figuras públicas. 

As entidades também ressaltam que os casos de violência política no Brasil não são isolados, mas sim resultados de uma “ampliação da circulação de armas e munições torna ainda mais grave o cenário de radicalização violenta.” Elas também pedem para que seja freada a ofensiva para aumentar ainda mais o porte e posse de armas de fogo no país. 


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas