Voltar
-
11/03/2022

Organizações denunciam na ONU o desmonte do sistema de combate à tortura no Brasil

Denúncia foi apresentada no Conselho de Direitos Humanos da ONU, nesta sexta-feira (11)



A Conectas Direitos Humanos e Justiça Global lideram denunciaram, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o desmonte do sistema de combate à tortura no Brasil. O discurso foi realizado nesta sexta-feira (11), em Genebra (Suíça). 

No discurso, as organizações ressaltaram os ataques sistemáticos do governo brasileiro Sistema Nacional de Prevenção à Tortura.

Os pontos de alerta são exemplificados com ações do governo brasileiro, como o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que exonerou e extinguiu os cargos de todos os peritos do MNPCT (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura).

Leia mais:

Em fevereiro deste ano, o SPT (Subcomitê de Prevenção à Tortura) realizou uma visita ao país onde pediu às autoridades que parem de desmantelar o mecanismo de prevenção da tortura e respeitem os compromissos internacionais de direitos humanos. Essa foi a terceira vez em 10 anos que o SPT visitou o Brasil para avaliar a pauta do combate à tortura.

As organizações fecharam o discurso pedindo ao Conselho atenção em relação ao agravamento da situação dos direitos humanos no Brasil, e cobraram do governo brasileiro a promoção de políticas concretas de prevenção e combate à tortura, incluindo garantir os recursos necessários para o funcionamento e independência do Sistema Nacional.

Confira o discurso da denúncia: 

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas