Voltar
-
11/02/2019

Observatório de Favelas e Conectas realizam debate sobre Raça e Direitos Humanos

Na roda de conversa com ativistas e pesquisadoras negras, será lançada a Revista Sur 28, dedicada ao tema, com exibição de minidoc sobre luta de mães de vítimas de violência do Estado



Conectas, em parceria com Observatório de Favelas e apoio do Instituto Maria e João Aleixo, realiza nesta sexta-feira (15) uma roda de conversa sobre “Raça e Direitos Humanos”, reunindo diversas pesquisadoras, feministas negras e ativistas da luta antirracista no Brasil. O debate aberto acontece a partir das 18h, no Observatório de Favelas (R. Teixeira Ribeiro, 535), na Maré, no Rio de Janeiro.

Serão discutidos temas como racismo estrutural, o impacto da guerra às drogas na juventude preta, feminismo negro no Brasil e o papel da igualdade racial na agenda de direitos humanos. O evento também marca o lançamento da edição 28 da Revista Sur, que pela primeira vez desde sua criação dedica um dossiê completo ao tema.

Estão confirmadas as presenças de Thula Pires, professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e coordenadora do Núcleo de Reflexão e Memória Afrodescendente na mesma instituição; Lívia Casseres, defensora pública no do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo Especializado contra a Desigualdade Racial; e Rhuam Fernandes, fundador e coordenador da organização comunitária Nós por Nós e integrante da Frente Negra UERJ.

Também estará presente Dona Maria Dalva, da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, do Rio de Janeiro e Bruna da Silva; e conta com a mediação de Aline Maia Nascimento, pesquisadora do Observatório de Favelas; e de Maryuri Mora Grisalses, editora da Revista Sur.

Durante o evento será exibido o minidocumentário “Luto para nós é verbo”, de autoria de Natasha Neri, diretora do documentário “Auto de Resistência”, vencedor do Festival É Tudo Verdade 2018, e que apresenta depoimento de mães e familiares de vítimas da violência do Estado.

Sobre a Sur

Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos.

A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Também é distribuída em papel para algumas das principais bibliotecas, universidades, organizações internacionais e centros de cultura ao redor do mundo.

A edição 28, sob o título “Raça e Direitos Humanos: Movendo Estruturas”, traz 17 artigos, produzidos por 23 autore(a)s de seis países, entre elas a Relatora Especial da ONU sobre formas contemporâneas de racismo, E. Tendayi Achiume, e as pesquisadoras Juliana Borges, Thula Pires e Nathália Oliveira. A edição contou com Sueli Carneiro, como editora convidada. Fundadora e atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, além de conselheira da Conectas, Sueli é uma das principais ativistas do feminismo negro no país.

Serviço

Evento: Debate “Raça e Direitos Humanos” e Lançamento da Sur 28
Local: Observatório de Favelas (R. Teixeira Ribeiro, 535, Maré),
Rio de Janeiro
Horário: 18h
Gratuito

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas