Voltar
-
22/06/2020

ONGs colombianas apontam diretrizes para lei de migração

Através de um decálogo, entidades querem debater mudanças em projeto de lei que tramita no congresso



Nesta semana, em que se celebra o  dia mundial dos refugiados (20/06), o Dejusticia (um centro de estudos jurídicos, focado em promover os direitos humanos na Colômbia) lançou um manifesto com diferentes organizações da sociedade civil, grupos de reflexão e acadêmicos a respeito do que poderia ser uma lei abrangente de migração na Colômbia.

Com o objetivo de integrar comunidades, o Dejusticia emitiu uma carta contendo informações de como funciona a migração no país. Lembram também que o Projeto de Lei 036 de 2019, que busca estabelecer uma “Política Integral de Migração do Estado Colombiano”, continua sendo debatido no Congresso da Colômbia.

O Objetivo do centro de estudos é exibir que o projeto de lei ainda não é suficiente. Isso porque, se aprovada, a lei não geraria mudanças estruturais para garantir os direitos da população migrante

Na prática, o projeto não discute ações a longo prazo, nem determina um processo de regularização permanente e acessível a migrantes indocumentados e vulneráveis. . 

Como resposta, o Dejusticia junto a entidades da sociedade civil enviou ao congresso colombiano  um decálogo com 10 diretrizes. E apelam para que sejam consideradas no debate do projeto de lei. Caso o debate não seja levado adiante, o centro de estudos destaca que Uma lei de migração que não contenha esses princípios mínimos não deve ser aprovada”.  

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas