Voltar
-
07/05/2019

Moradores da Maré relatam indícios de execução em ação policial que deixou 8 mortos

"Minha ordem é matar", teriam alegado agentes da Polícia Civil antes dos disparos



Nesta segunda, 6, uma operação policial na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, envolvendo uso de helicóptero e incursão terrestre, resultou na morte de oito jovens e três feridos, entre eles, uma criança. Há indícios e testemunhos de execução.

De acordo com a Redes da Maré, instituição que atua no Complexo, agentes da Polícia Civil efetuaram tiros aéreos e aterrorizaram os moradores do Conjunto Esperança, Salsa & Merengue, Vila do Pinheiro e Vila do João. A polícia civil relata apreensão de armas e de drogas, além da prisão de três pessoas.

“Mais uma vez, a política ao combate às drogas faz vítimas sem nenhuma perspectiva de construir a paz nas favelas”, cita trecho da nota publicada no Maré Online, portal de notícias da Redes da Maré.

Moradores relatam que as execuções dos jovens ocorreram em duas casas no Conjunto Esperança, onde, mesmo rendidos e com as mãos levantadas foram mortos. Antes de efetuar os disparos, policiais teriam dito “minha ordem é matar”.

A equipe do Maré de Direitos, núcleo  jurídico da Redes da Maré, visitou a região e identificou veículos atingidos por disparos de armas de fogo, várias casas invadidas e com danos materiais.

Foram encontradas 18 cápsulas de balas em numa única casa. As consequências psicológicas e emocionais para os moradores são impossíveis de mensurar.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas