Voltar
-
04/12/2019

Margarida Genevois recebe homenageada da OAB

Aos 96 anos, a conselheira da Conectas, Margarida Genevois, foi homenageada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – seção São Paulo no último dia 27/11 com o prêmio Franz de Castro Holzwarth.



Aos 96 anos, a conselheira da Conectas, Margarida Genevois, foi homenageada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – seção São Paulo no último dia 27/11 com o prêmio Franz de Castro Holzwarth.

Promovido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB, o prêmio foi criado em para reconhecer o trabalho de personalidades que atuam pela efetividade dos direitos humanos no país.

Formada em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Genevois foi presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, instituidoras do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Ela também fundou e presidiu a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, foi uma das fundadoras da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos. Em 2008, recebeu o título de Cidadã Paulistana pela representatividade dos trabalhos em Direitos Humanos.

“Depois de tantos anos, e de governos democráticos que apoiaram os Planos Nacionais de Direitos Humanos, assim como o Direito à Verdade e à Memória, vivemos, estarrecidos, tempos cruéis de exaltação da violência e da redução drástica dos direitos fundamentais, sobretudo dos já muito vulneráveis. Um retrocesso terrível, uma negação de nossa Constituição e dos Pactos Internacionais de Direitos, todos assinados pelo Brasil”, disse durante seu discurso ao receber o prêmio.

Veja na íntegra o vídeo do discurso de Margarida Genevois

Além de Margarida Genevois, também foram premiados Débora Maria Silva, fundadora do Movimento Mães de Maio e advogado e ex-deputado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, in memoriam.

Em 2013, Margarida Genevois concedeu uma entrevista à Conectas e relatou sua história de ativismo pelos direitos humanos. Assista ao vídeo:

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas