Voltar
-
23/05/2013

Manual de Uso da Comissão EXTRAORDINÁRIA! de Direitos Humanos e Minorias

Use o nome, use a praça, use o tema: ponha os direitos humanos na rua e discuta com todos



Para que o debate sobre direitos humanos no Brasil tenha o maior alcance possível, estamos listando aqui os principais tópicos que guiaram a criação da 1ª Sessão da Comissão EXTRAORDINÁRIA! de Direitos Humanos e Minorias, realizada em São Paulo, no dia 25 de abril, na simbólica Praça Rosa (Antiga Praça Roosevelt). Faça você mesmo!

O movimento nasceu para contrapor o fechamento das sessões da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em Brasília. O presidente da Comissão, deputado Marcos Feliciano (PSC) queria uma sessão fechada ao povo, entre quatro paredes. Por isso, fizemos uma sessão aberta, no meio da praça.

Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode debater direitos humanos. E qualquer grupo que se organize em torno desta ideia, seguindo os pontos abaixo, pode legitimamente chamar a si mesmo de Comissão EXTRAORDINÁRIA!

Foi assim que Conectas Direitos Humanos, Existe Amor em SP, Fora do Eixo, cartunista Laerte Coutinho, Frente de Luta Pelos Direitos Humanos, Pedra no Sapato (PnS) e a agência de publicidade JWT fizeram em São Paulo, no lançamento da 1ª Sessão.


Conheça os pontos estruturais por trás da ideia.

Do conceito:
1. Trata-se de um encontro para debater direitos humanos e minorias
2. Todos podem participar
3. Nenhum grupo, religião ou pessoa será atacada
4. Todos têm direito de falar

Da estrutura física (faixas, cartazes e outros apetrechos estão livres para download no pé desta página, em arquivos de formato aberto, editáveis):
1. A Comissão EXTRAORDINÁRIA! é realizada em local público onde não haja nenhuma restrição de acesso a qualquer pessoa. Sua realização é, em si, um ato de ocupação do espaço público, preferencialmente das praças que, com o crescimento das cidades, perderam seu caráter de convergência democrática.

2. Ela funciona numa mesa coberta com uma toalha rosa e uma faixa de 3m x 0,80m, onde está escrito “Comissão EXTRAORDINÁRIA! de Direitos Humanos e Minorias”. O arquivo que usamos para fazer a faixa está aqui.

3. O cartaz usado na primeira sessão foi esse. O cartunista Laerte cedeu todos os direitos para o uso da ilustração contida no cartaz. Esse material está livre para uso das comissões.

4. Idealmente, a mesa é composta por um deputado – de preferência um ex-membro da CDHM, que esteja fora de seu domicílio eleitoral, para evitar comício – e um artista afim aos direitos humanos. Representantes de movimentos sociais também podem estar na mesa.

5. É muito importante que as pessoas da mesa não falem mais de 5 minutos cada uma. E os inscritos da plateia não falem mais de 3 minutos. A diversidade de vozes e a concisão e clareza das mensagens é o que torna o evento ágil e participativo.

6. Sempre que possível, evitar o uso de logotipos das organizações envolvidas. A estrutura é descentralizada e o importante é a voz das pessoas, não as instituições em si. (No caso de anúncios em jornal, é imprescindível o nome da/das organizações promotoras. Jornais não veiculam peças apócrifas).

7. O evento pode ser amplificado. Se transmitido pela internet, seu alcance é ainda maior. Recomendamos contato com a Casa Fora do Eixo no seu Estado. Eles têm por finalidade apoiar com esse tipo de estrutura.

8. Grave, registre, escreva, publique as memórias do evento. Faça circular nas redes sociais, chame a imprensa.

Com esses passos, esperamos que todo o Brasil possa debater direitos humanos como fizemos na Praça Rosa, aumentando a consciência sobre a importância do Estado laico, como previsto na Constituição. Este assunto não é monopólio da comissão presidida por Feliciano e recuperar essa pauta é um dever de todos nós!


 

Na mídia ::

Veja o que foi publicado sobre a Comissão EXTRAORDINÁRIA! de Direitos Humanos e Minorias:

26/04/2013 – O Estado de S. Paulo
Laerte e Jean Wyllys protestam contra Marco Feliciano

26/04/2013 – Carta Capital
Em São Paulo, uma alternativa ao preconceito de Feliciano

26/04/2013 – Última Hora News
Laerte e Jean Wyllys participam de ato contra Feliciano

26/04/2013 – Rede Brasil Atual
Frente política e social busca alternativa ao fundamentalismo religioso

26/04/2013 – SPressoSP
Contra Feliciano: Laerte e Jean Wyllys na Rooselvet

25/04/2013 – Folha de S. Paulo
Cartunista e deputado do PSOL participam de protesto em SP

25/04/2013 – Portal Imprensa
Cartunistas da “Folha” publicam tiras sobre “beijaço” gay a convite de Laerte

25/04/2013 – Carta Capital
Em SP, Jean Wyllys e Laerte se unem em ato anti-Feliciano

25/04/2013 – Terra
SP: em praça, Jean Wyllys e Laerte protestam contra Feliciano

25/04/2013 – iG
Contra Feliciano, Laerte e Jean Wyllys lançam comissão paralela em São Paulo

25/04/2013 – Rede Brasil Atual
Comissão extraordinária de direitos humanos faz sessão hoje em São Paulo

25/04/2013 – Revista Trip
EXTRAORDINÁRIA

24/04/2013 – Correio
Jean Wyllys participa de manifestação contra a atuação do pastor Marco Feliciano

24/04/2013 – Bahia Notícias
Movimentos contrários a Feliciano criam comissão ‘extraordinária’ de Direitos Humanos

23/04/2013 – Revista Época, Felipe Patury
Laerte e Wyllys criam comissão de direitos humanos paralela

Outras comissões ::

Veja algumas comissões que estão rolando por aí.

Os eventos inspirados pela 1a Sessão da Comissão Extraordinária não são organizados pela Conectas. Disponibilizamos este manual e os materiais gráficos, mas não participamos desses eventos.

Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Minorias contra o Racismo Socioambiental

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas