Voltar
-
02/06/2020

Live: Violência policial contra negros no Brasil e nos EUA

Acompanhe o bate-papo ao vivo com Thiago Amparo (FGV-SP) e Gabriel Sampaio (Conectas) nesta quinta (4)



Na última semana, dezenas de cidades dos EUA foram tomadas por manifestações após um policial branco sufocar até a morte um homem negro. As imagens de George Floyd, 46, algemado e pressionado contra o asfalto com o joelho de um agente de segurança em seu pescoço aos gritos de “Eu não consigo respirar” até perder a consciência giraram o mundo.

No Brasil, apesar de a escala de manifestações não ter alcançado o mesmo nível do caso norte-americano, houve forte repúdio da sociedade em decorrência do assassinato do jovem João Pedro, na comunidade do Salgueiro, no Rio de Janeiro.

Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) apontam que o número de mortes em decorrência de intervenção policial aumentou 43% mesmo durante a pandemia do Coronavírus.

Este é o tema do debate entre Gabriel Sampaio, coordenador do programa Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas, e Thiago Amparo, advogado e professor de políticas de diversidade na FGV Direito.

Sobre os participantes

Thiago Amparo é professor da FGV Direito SP, ministrando cursos sobre direitos humanos, direito internacional, políticas públicas, diversidade e discriminação. É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, possui mestrado em direitos humanos (LLM) pela Central European University (Budapeste, Hungria) e doutorado pela mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (Nova Iorque – Estados Unidos). Especialista em direito constitucional, políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação. Escreve, semanalmente, no jornal Folha de São Paulo e participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. Foi secretário-adjunto de direitos humanos e cidadania na Prefeitura de São Paulo, entre janeiro e maio de 2017.

Gabriel Sampaio é coordenador do programa Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas Direitos Humanos. Mestre em Direito Processual Penal pela PUC-SP e especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra e em Ciências Criminais pela UNISUL, foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e advogado orientador e conferencista na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Serviço

Live: Violência policial contra negros no Brasil e nos EUA
Debatedores: Gabriel Sampaio (Conectas) e Thiago Amparo (FGV-SP)
Onde: Instagram da Conectas
Quando: 4/6, às 17h

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas