Voltar
-
15/06/2020

Live: Migração e refúgio na pandemia

Acompanhe o bate-papo ao vivo com Jean Katumba (África do Coração) e Camila Asano (Conectas) nesta quarta (17)



Comemora-se nesta semana o Dia Mundial do Refugiado. Celebrado desde 2001 no dia 20 de junho, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições, de acordo com o Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).

Em março deste ano, o Conare (Comitê Nacional para Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reconheceu o status de refugiado de 17 mil venezuelanos. Uma análise conjunta anterior, realizada em dezembro de 2019, reconheceu cerca de 21 mil cidadãos e cidadãs do mesmo país. 

As concessões em bloco são significativas ao se levar em consideração que até o fim do ano passado o Brasil reconhecia pouco mais de 11 mil refugiados ao todo, incluindo as diferentes origens e etnias.

No entanto, o número de pessoas que fogem de crises humanitárias em seus países e que aguardam acolhida no Brasil ainda é longa

Para discutir sobre este tema, a Conectas convidou Jean Katumba, presidente da África do Coração, para conversar com Camila Asano, diretora de programas da Conectas.

Sobre os participantes

Jean Katumba nasceu na República Democrática do Congo e vive no Brasil desde 2013. É graduado em Engenharia Civil pelo Politécnico UNIKIN de Kinshasa/ RDC.  Trabalhou como engenheiro na Missão de Observação das Nações Unidas no Congo e no projeto Fourmi Noire ONGD, que ajuda adolescentes sem formação para trabalhar como mão-de-obra na engenharia, até ter sido obrigado a deixar o seu país por motivo da persecução política.

É formado em empreendedorismo no Sebrae SP e está cursando pós graduação em Direito Internacional. Atualmente é presidente e fundador da organização “África do Coração”, uma federação que luta pelo protagonismo dos migrantes defendendo de migrar e promover a liderança migratória.

Já Camila Asano é diretora de programas da Conectas, onde também coordena o Programa Espaço Democrático e a atuação internacional organização. Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP, Camila é conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo, além de Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010. 

Serviço

Live: Migração e refúgio na pandemia
Debatedores: Jean Katumba (África do Coração) e Camila Asano (Conectas)
Onde: Instagram da Conectas
Quando: 17/6, às 19h

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas