Voltar
-
02/02/2023

Litígio estratégico em emergência climática é tema de debate e lançamento de livro em São Paulo (SP)

Coletânea de artigos “Litigar a Emergência Climática”, organizada por César Rodríguez-Garavito, será lançada na quinta-feira (09)



O litígio como ferramenta para travar as consequências do aquecimento global é tema de mesa de debate durante o lançamento do livro “Litigar a Emergência Climática: a mobilização cidadã perante os tribunais para enfrentar a crise ambiental e assegurar direitos básicos”, a ser realizado na próxima quinta-feira (09), às 19h, na Livraria Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar, Centro, São Paulo – SP). 

A coletânea “Litigar a Emergência Climática” explora o fenômeno do “giro de direitos” que está se instalando cada vez mais no âmbito das ações climáticas. Atentos às experiências e narrativas tanto do Sul como do Norte global, os autores especialistas deste livro oferecem uma visão sistemática dos litígios sobre mudança climática e analisam as oportunidades e os desafios que ele representa para os direitos humanos.

A obra é organizada por César Rodríguez-Garavito, professor da NYU School of Law e Diretor do Center for Human Rights and Global Justice, que participa da mesa de debate ao lado de Júlia Neiva (diretora de Fortalecimento do Movimento de Direitos Humanos da Conectas), Nauê Azevedo (especialista em Litigância Estratégica do Observatório do Clima), Flávia Bellaguarda (co-fundadora da LACLIMA) e Caio Borges (coordenador do porfólio de Direito e Clima do Instituto Clima e Sociedade. A moderação é de Gabriel Mantelli (assessor do programa de Defesa dos Direitos Socioambientais da Conectas). 

O que: Lançamento de “Litigar a Emergência Climática” explora este verdadeiro “giro de direitos”

Quando: 9 de fevereiro, às 19h

Onde: Livraria Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar, Centro, São Paulo – SP)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas