Voltar

Governo de Israel ataca liberdade da sociedade civil palestina, dizem organizações internacionais

Carta assinada por mais de 200 entidades alerta para a criminalização de defensores de direitos humanos palestinos

Foto: Mazur/ Catholic Church England and Wales Foto: Mazur/ Catholic Church England and Wales

Organizações regionais e internacionais de direitos humanos divulgaram uma carta pedindo que a comunidade internacional tome medidas para apoiar e proteger a sociedade civil palestina e os defensores dos direitos humanos diante  dos ataques promovidos por forças de Israel no território palestino.  O documento é assinado por mais de 230 entidades. A carta relata que em outubro deste ano, o Ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, designou seis organizações da sociedade civil palestina como “organizações terroristas”. A ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a designação de Israel como “um ataque frontal ao movimento palestino pelos direitos humanos e aos direitos humanos em toda parte”, além de pedir a revogação da mesma. 

As organizações pedem para a comunidade internacional condenar e rejeitar a designação de Israel contra entidades de direitos humanos na Palestina. O documento ressalta que a Lei do Terrorismo (2016) de Israel não atende aos padrões básicos de direitos humanos, por isso também insta sua revogação. 

“Instamos a comunidade internacional a tomar todas as medidas necessárias para apoiar e proteger a sociedade civil palestina e os defensores dos direitos humanos e garantir a continuação de seu trabalho inestimável”, afirma o documento.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas