Voltar
-
23/11/2023

Feira de Ideias reúne iniciativas ligadas a direitos humanos no Sesc 24 de Maio em dezembro; confira a programação

Evento gratuito celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos com jogos, mesas expositivas, produções audiovisuais, artes e fotografia

Feira de Ideias é iniciativa da Conectas, realizada pelo Sesc 24 de Maio. Foto: Coletivo Enoá Feira de Ideias é iniciativa da Conectas, realizada pelo Sesc 24 de Maio. Foto: Coletivo Enoá

A Conectas e o Sesc 24 de Maio promovem nos dias 2 e 3 de dezembro a 7ª Feira de Ideias, evento realizado para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro.

Com o objetivo de apresentar iniciativas e trabalhos de diversos formatos voltados à promoção e efetivação dos direitos humanos, a Feira de Ideias reunirá ativistas, movimentos sociais, coletivos, estudantes, pesquisadores e jornalistas que expõem seus projetos ao público de todas as idades e trocam entre si experiências, conquistas, desafios e metodologias.

Nesta edição a feira contará com 20 projetos que abordam diferentes temas como pobreza menstrual, equidade de gênero, migração e refúgio, antirracismo, justiça climática, liberdade e diversidade religiosa, direitos dos povos indígenas, ciganos, direitos LGBTQIA+, entre outros.

Jogos, mesas expositivas, produções audiovisuais, arte e fotografia, além de uma roda de conversa com Jurema Werneck (Anistia Internacional Brasil), Maurício Terena (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB) e mediação de Semayat Oliveira (Podcast Mano a Mano e Nós, Mulheres da Periferia) são destaques da programação gratuita, que reúne iniciativas voltadas para todas as idades e oferecidas por organizações como Instituto Sou da Paz, AfroEscola, Instituto Rebbú, Ponto Zero do Refúgio, entre outros.

“Ao longo de um final de semana a feira oferece atividades para toda a família e todas as idades com o objetivo de celebrar a semana internacional dos Direitos Humanos, exibindo a força e vitalidade da sociedade civil através de projetos e iniciativas com criatividade e inovação capazes de promover mudanças e impacto social”, diz Jeferson Batista, curador da Feira de Ideias e assessor de comunicação e engajamento da Conectas Direitos Humanos.

Confira a programação completa: 

MESAS EXPOSITIVAS – TÉRREO

AfroEscola das Ideias

AfroEscola / OFICINATIVA
AfroEscola é espaço de aprendizagem e criação, referenciada nas africanidades originais e diaspóricas, ancestrais e contemporâneas.

Banquinha de Memória LGBT+

Acervo Bajubá

Um espaço de encontro entre arte, memória, história e afeto, no qual vivências e experiências pessoas e coletivas de pessoas e grupos LGBT+ possam ser acessadas e celebradas. 

Jogos de Educação Política 

3Palitos 

Jogos que ajudam o público a entender quem são, o que fazem e como se relacionam os integrantes dos três poderes da República.

Jovens Multiplicadoras de Cidadania – JMCs

Programa de Jovens Multiplicadoras de Cidadania – JMCs/Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos.
JMCs são um coletivo de mulheres jovens da periferia, capacitadas num curso de empoderamento legal desenvolvido pela Themis, com foco na prevenção de violências.

Lá em casa tá tudo bem
Lá em casa tá tudo bem
Projeto sobre educação sexual que tem como maior objetivo a prevenção de violências. Educação sexual não é só sobre sexo!

Livros como propulsores da luta contra a invisibilidade e da reflexão sobre injustiças sociais

Coletivo Dulcinéia Catadora 

Coletivo de mulheres que, em sua maioria, trabalham com reciclagem na Cooperglicério, situada no centro de São Paulo.

Ponto Zero do Refúgio: As Vidas e as Migrações Forçadas

Ponto Zero do Refúgio

Somos um coletivo independente que trabalha com projetos culturais e educacionais voltados para a temática do refúgio no Brasil.

Programa de rádio Unifala Bicho – O Seu Canal de Comunicação com a Vida – Tema: Caboclas-mulheres negras linha de frente na luta pela natureza contra o racismo ambiental – Unifala Bicho Projetos Inteligentes

Marina Rosa

Mulheres negras, ativistas socioambientais, construindo narrativas e pulverizando conhecimento através das ondas do rádio. 

Projeto Empoderadas: Educação na Lei Maria da Penha

Juliana Queiroz
Um jogo de detetive – tomando por base a Lei Maria da Penha -, onde os(as) jogadores(as) vão evitar um crime de violência de gênero com a ajuda das Heroínas Empoderadas. A proposta de formação do Projeto é uma parceria entre a UFG e Câmara Municipal de Goiânia. 

Romanipen

Rede Romanipen

Sinopse: Romanipen é um projeto que visa evidenciar e visibilizar a memória do povo romani (cigano) e suas contribuições.

Segurança Pública em Dados: Guia Prático para Jornalistas

Instituto Sou da Paz

Manual completo sobre como acessar dados das dezenas de bases e fontes de segurança pública do nível municipal ao nacional e sobre como obter, via LAI, dados não disponibilizados pelos governos.Não à Pobreza Menstrual 

Instituto Rebbú

Solução sustentável e comunitária de combate à pobreza menstrual.

EXIBIÇÃO AUDIOVISUAL – TÉRREO

ATEMPORAL 

Realização: Mó Missão Dance

Duração: 02’52’’

Ano: 2021

Gênero: Videodança

Sinopse: Atemporal discute sobre o mover para além das margens do tempo, das danças infinitas no espaço, construindo uma relação de fato atemporal (passado, presente e futuro), é sobre irmandade.

Palhaçaria de Rua

Realização: Taynara Bruni

Duração: 04’56’’

Ano: 2017

Gênero: Documentário

Sinopse: O documentário mostra como a arte e a cultura proporcionam uma experiência de transformação pessoal e social para as pessoas em situação de rua através das oficinas de “Profissão Palhaço, iniciadas em Julho de 2017 por Selva Manaós no Chá do Padre, espaço que recebe diariamente 350 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

MTST – Ocupação Marielle Vive na Zona Norte de SP

Realizador: Thomaz Pedro

Duração: 07’37’’

Gênero: Documentário

Ano: 2019

Sinopse: A ocupação Marielle Vive do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, na Zona Norte de São Paulo, realiza uma grande manifestação na região.

Que sua luta seja como a da floresta

Realização: Gabriel Bicho

Trilha sonora: Matheus Pasquali – Besouro

Duração: 09’35’’

Gênero: Videoarte

Ano: 2023
Sinopse: Lutar pela floresta em pé é imprimir guerra, é negar a neutralidade, é entender-se também como floresta; os napë [homens brancos para o povo yanomami], para serem menos cinza deviam pensar verde, desviar-se para o verde, sentir-se verde.

Roteiro Cultural Cohab Tour Completo 2022

Realização: Grupo Da Mata

Duração: 03’31’’

Gênero: Documentário

Ano: 2022

Sinopse: O reflorestamento das cidades está articulado com a pauta ambiental e cultural que garantem o envolvimento com o território que pretendemos preservar.

Tem Floresta em Pé, Tem Mulher
Realização: Oxfam Brasil, CNS, MIQCB e CONAQ

Duração: 03’00’’

Gênero: Documentário

Ano: 2023

Sinopse: O filme apresenta lideranças femininas das florestas para sensibilizar a população sobre os temas do racismo ambiental, justiça climática e direito à terra.  

EXIBIÇÃO EM TOTENS – TÉRREO

Encontros na Festa de Iemanjá

Antônio Carlos de Lima

Na Festa de Iemanjá os Encantados e os Orixás se reúnem com os seus filhos para celebrar a paz e a vida em harmonia com a natureza.

Hãpkumep Hãmãgãy Hãpxux: viagem de onças na Amazônia

Jé Hãmãgãy 

Ilustrações que mostram momentos de afeto entre mãe e bebê indígena que viajaram para a Amazônia a convite do povo Mura.

RODA DE CONVERSA – TÉRREO 

Alianças antirracistas: pessoas negras e indígenas em diálogo

Os direitos humanos das populações indígenas e negras ainda estão em processo de consolidação. Na busca por uma sociedade verdadeiramente antirracista, a união de grupos historicamente marginalizados se apresenta como uma saída para superação das desigualdades e descriminações. Como as pessoas indígenas e negras podem trabalhar juntas na luta pelos seus direitos? Quais as possibilidades? E os desafios? A partir destes questionamentos, uma liderança indígena e uma liderança negra compartilham suas experiências, estratégias e desafios na caminhada rumo à construção de um mundo mais justo para todas as pessoas. A roda de conversa conta com participação de Jurema Werneck, Maurício Terena e Semayat Oliveira.

Mauricio Terena – Coordenador jurídico na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e doutorando em antropologia social.

Jurema Werneck – Médica, doutora em Comunicação e Cultura, cofundadora da ONG Criola e Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil.

Semayat Oliveira – Jornalista, cofundadora e diretora de conteúdo do Nós, Mulheres da Periferia e consultora de jornalismo e coapresentadora do podcast Mano a Mano. 

Sábado, 02 de dezembro, às 16h

CONVERSAÇÕES ENTRE PESSOAS EXPOSITORAS – TÉRREO

Conversações entre pessoas expositoras com mediação de Cassia Caneco.

Cassia Caneco – Atriz, pedagoga, gestora de projetos culturais, cogestora do Espaço de Artes Pretas e TLGBQIAPN+ de Sapopemba e Diretora Executiva do Instituto Pólis.

Domingo, 03 de dezembro, 12h às 13h30 e 15h às 16h30

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas