Voltar
-
20/03/2018

ONGs denunciam execução de Marielle na ONU

A então candidata a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em evento de sobre representatividade feminina nas eleições. Marielle foi executada no dia 14/03/2018.
 
Foto: Mídia NINJA A então candidata a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em evento de sobre representatividade feminina nas eleições. Marielle foi executada no dia 14/03/2018. Foto: Mídia NINJA

Em pronunciamento realizado hoje, 20, durante a 37a Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, 102 organizações — entre elas, a Conectas — denunciaram o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A falta de repasse de recursos para os programas de proteção de defensoras e defensores de direitos humanos também foi criticada.

Além do reforço nos programas de proteção, as entidades exigiram que o governo brasileiro investigue o caso de maneira “imediata, imparcial e independente, levando os responsáveis à Justiça, considerando seriamente a hipótese de execução extrajudicial, e dando proteção à sobrevivente do ataque”.

A trajetória e o legado de Marielle também foi exaltado pelas organizações. O pronunciamento ressaltou que o mandato da vereadora foi pautado pelo combate ao racismo estrutural e à violência de grupos vulneráveis.

“A força, o engajamento e o espírito de sororidade de Marielle devem servir de fonte de inspiração para o trabalho necessário para a promoção e proteção dos direitos humanos, em particular para os grupos mais marginalizados”, reforçaram as entidades.

Até o fechamento dessa nota, o Estado brasileiro não respondeu ao pronunciamento.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas