Voltar
-
13/06/2012

Encontro paralelo à Rio+20 discute direitos humanos e megaprojetos de desenvolvimento na América do Sul

Conectas co-organiza atividades na Cúpula dos Povos

Conectas co-organiza atividades na Cúpula dos Povos Conectas co-organiza atividades na Cúpula dos Povos

O impacto das grandes obras de infra-estrutura nos direitos humanos na América Latina será um dos temas debatidos numa oficina durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, com a participação da diretora executiva da Conectas, Lucia Nader.
“A realização de megaprojetos de desenvolvimento e infraestrutura é uma das novas formas de investimento e reprodução do capital em larga escala. Violações aos direitos humanos podem e vem ocorrendo desde a fase de pré-instalação até o pleno funcionamento desses projetos, afetando igualmente as áreas rural e urbana. A concretização destes megaprojetos depende de uma intricada e pouco transparente colaboração entre Estados e empresas, aqui incluídas tanto as realizadoras, quanto as financiadoras do projeto, os bancos”, diz o texto de apresentação da atividade.
“Quais são as causas das violações de direitos humanos ocorridas na realização de megaprojetos de desenvolvimento na América do Sul? Quais as falsas soluções propostas nessa área? Quais seriam alternativas?”, são algumas das perguntas propostas. O evento acontece no dia 15 de junho, às 9h, na Cúpula dos Povos – Rio de Janeiro.
Participe:
15 de junho, das 9h às 11h
Tenda 27 – Patrícia Galvão/Pagú (Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro)
Organização: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Conectas Direitos Humanos, Terra de Direitos, Instituto Mais Democracia e Anistia Internacional.

 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas