Voltar
-
15/07/2020

Em meio a pandemia, governo brasileiro ameaça retirar país da Opas

Entidades repudiam desfaçatez do Brasil com Organização Pan-Americana de Saúde e temem pelo que acontecerá com o SUS



Diante do cenário da pandemia em que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem sido essencial, uma medida do governo brasileiro preocupa entidades da sociedade civil. O país, junto aos Estados Unidos, estuda desfinanciar ou até mesmo sair da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). Caso ocorra, a saúde no Brasil sofrerá forte impacto, de acordo com entidades. 

Cerca de 30 organizações assinam carta aberta à sociedade, aos gestores do SUS e ao legislativo a respeito do tema. No texto, destacam que graças a participação na Opas, o Brasil tem acesso a diversos mecanismos de auxílio, como medicamentos e produtos de saúde a preços reduzidos. 

Segundo as entidades, é através da organização de saúde – tida como braço direito da OMS (Organização Mundial de Saúde) no continente – que o Brasil tem alcance facilitado a vacinas e tratamentos para doenças e situações específicas. 

Entre os atendimentos estão programas voltados para HIV, hepatites virais, anti reumáticos e entre outros. Mais recentemente, a Opas vem auxiliando o SUS no abastecimentos de anestésicos para entubamento de pacientes da Covid-19.

Na carta, as entidades também buscam atingir o Conass (Conselho Nacional  de Secretários de Saúde) e ao Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), de modo que os poderes impeçam qualquer tentativa de saída ou redução de repasse financeiro do Brasil à Opas.

Ainda no texto, destacam vitórias a favor da saúde que a organização já alcançou na história. Além disso ressaltam que qualquer ameaça ao programa é agredir o próprio sistema público brasileiro.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas