Voltar

Em manifesto, Pacto Pela Democracia pede respeito às eleições do próximo domingo

Às vésperas do dia 02 de outubro, rede de organizações lança documento em que convoca a sociedade a exercer o voto, respeitar o pleito e escolher a democracia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Pacto pela Democracia divulgou, nesta quinta-feira (29), o manifesto “Exerça o voto, respeite o pleito e escolha a democracia” com uma mensagem de preparação para as eleições de 2022. No documento, a rede de organizações da sociedade civil enfatiza a importância do espírito democrático para a garantia de eleições livres, íntegras e pacíficas em todo o país. 

Ainda de acordo com o manifesto, com o aumento da violência política, exercer a democracia no próximo domingo (2) é imprescindível. “A multiplicidade de cores das nossas bandeiras políticas não pode ser motivo para hostilidade”, enfatiza o documento, “deve ser compreendida como evidência da pluralidade intrínseca a qualquer sociedade de fato democrática”. 

O Pacto pela Democracia convoca também a sociedade brasileira a declarar compromisso e respeito aos resultados das urnas e enfatiza que o sistema eleitoral brasileiro é “mundialmente reputado por sua qualidade e credibilidade, sem indícios de fraude em toda a sua história”.

“Que as eleições de 2022 no Brasil sejam a expressão de uma sociedade verdadeira e profundamente comprometida com a construção, o aprofundamento e o fortalecimento de sua democracia”, encerra o manifesto. 

Sobre o Pacto Pela Democracia 

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Ele funciona como plataforma plural, apartidária e aberta a todos os cidadãos, organizações da sociedade e atores políticos que se disponham a integrar a coalizão. O Pacto é composto por mais de 150 organizações, entre elas: Conectas Direitos Humanos, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Marielle Franco e Oxfam Brasil.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas