Voltar
-
17/07/2020

Em discurso na ONU, organizações destacam aumento da violência policial no Rio de Janeiro

Dados apontam crescimento de mortes ocorridas em ações policiais durante pandemia



A Conectas, em parceria com a Redes da Maré e Justiça Global, realizou um discurso durante o diálogo interativo na ONU a fim de debater  sobre a violência policial no Rio de Janeiro. O evento fazia parte da 44° Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

Durante o diálogo com a Relatora Especial sobre execuções extrajudiciais, o representante da Conectas na ONU, Gustavo Huppes ressaltou que em 2020, entre janeiro e maio, 741 pessoas morreram em ações policiais no Rio de Janeiro. 75% eram negras. 

No discurso, o assessor da Conectas informou que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu as operações policiais no Estado durante a pandemia devido ao aumento da letalidade. Como exemplo, lembrou a situação de João Pedro, de 14 anos, morto pela polícia dentro da própria casa. 

Com a violência policial representada pelos dados trazidos a fala, Gustavo ressaltou que a segurança pública é um direito de todos, e que a órgãos de controle ao sistema de justiça investigue as mortes causadas por agentes do Estado.


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas