Voltar
-
05/03/2013

É possível aliar ativismo e escrita acadêmica?

Participantes da 2ª edição do Programa de Incentivo da SUR debatem a questão em oficina



Entre os dias 26 e 27 de fevereiro, defensores de direitos humanos participaram de uma oficina de escrita acadêmica e de um encontro com especialistas em direitos humanos em São Paulo.

As duas atividades fazem parte da 2ª edição do Programa de Incentivo à Produção Acadêmica da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, realizado em parceria pela Conectas Direitos Humanos e a Fundação Carlos Chagas, com o apoio da Fundação Ford.

O Programa de Incentivo à Escrita Acadêmica em Direitos Humanos foi criado em 2011 e tem como objetivo fomentar a produção de artigos com perspectiva crítica em direitos humanos por jovens pesquisadores e ativistas.

Os candidatos são estimulados a traduzirem suas experiências práticas em textos científicos, que poderão, caso aprovados pelo Conselho Editorial da SUR, integrar números subseqüentes da Revista.

Para essa edição, foram selecionados: Fernanda Rosa, Elisa Coimbra, Pétalla Timo, Mércia Silva, Geverson Ferrari, defensores de direitos humanos de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul, respectivamente. Os autores desenvolverão seus artigos sobre temas de atualidade da agenda brasileira de direitos humanos, tais como inclusão digital como direito humano, recepção no Brasil de decisões da Corte Interamericana, impactos socioambientais de projetos de desenvolvimento, o direito à cidade, e a percepção da Polícia Militar acerca dos direitos humanos.

Durante três meses, eles contam com o auxílio de tutores especializados nos temas nos quais focam. Nessa edição, os tutores são: Cláudio Beato (UFMG), Deisy Ventura (IRI-USP), Leandro Franklin Gorsdorf (UFPR), Marijane Lisboa (PUC-SP) e Sérgio Amadeu (UFABC).


Visão dos participantes

“Este Programa é um grande incentivo a novo autores no campo dos direitos humanos. Ele é como um primeiro empurrão que nos falta prosseguir neste caminho (Fernanda Rosa, autora)”

“Este Programa é uma iniciativa que não existe em instituições tradicionais e que você não encontra em lugar nenhum. Tem sido muito gratificante participar.” (Elisa Coimbra, autora)

“É um privilégio poder participar deste Programa, contar com a orientação de profissionais especializados e de professores competentes, e conhecer esta rede de pessoas mobilizada em torno destes temas de grande interesse na atualidade”. (Pétalla Timo, autora)

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas