Voltar
-
31/01/2022

“Direitos humanos no contexto de Pandemia” é tema da nova edição da Revista Sur; leia os textos

Edição número 31 da publicação internacional especializada em direitos humanos discute impactos e respostas à pandemia no Sul Global



A edição número 31 da Revista Sur apresenta uma série de discussões sobre o tema “Direitos humanos no contexto de Pandemia: impactos e respostas”. Lançada na sexta-feira (28), a  publicação, editada pela Conectas, está disponível on-line e gratuitamente em português, inglês e espanhol.

>>> Leia a edição completa

Com autoras e autores do Peru, Chile, Índia, Colômbia, Brasil e África do Sul, os textos refletem os impactos da pandemia de Covid-19 no Sul Global por meio de análises, discussões e experiências de diferentes grupos, que incluem respostas à Covid-19, mobilização social, geopolítica das vacinas, assim como os desafios do vigilantismo e da acumulação de dados para os direitos humanos. A edição intersecciona ainda contextos locais, como favelas, comunidades indígenas e negras, com o cenário mais amplo, envolvendo sistemas de justiça e organizações internacionais.

“As contribuições desta edição da Sur também refletem a resiliência, a criatividade e o trabalho constante de articulação da sociedade civil, principalmente de populações mais afetadas para enfrentar a crise causada pela Covid-19 e um sistema global desigual”, afirmam, na carta a leitoras e aos leitores, Maryuri Mora Grisales, editora executiva Revista Sur.

Bolsa de escrita

Esta edição conta com quatro textos escritos por duas mulheres indígenas e duas mulheres negras selecionadas no processo seletivo de bolsa de escrita da Revista Sur, que recebeu 1.203 inscrições de pessoas negras e 216 de pessoas indígenas, totalizando 1.419 inscrições – um aumento de aproximadamente 40% em comparação com o edital  de bolsas da edição 28 da Sur, em 2018. Além de apoio financeiro, cada bolsista participou de uma mentoria conduzida pela Professora Dra. Vera Rodrigues (UNILAB/ ABPN). 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas