Voltar
-
20/06/2019

Dia do Refugiado: Confira programações culturais que marcam a data em várias capitais do país

Celebrado no dia 20 de junho, a data homenageia a trajetória de pessoas que são obrigadas deixar seus países de maneira forçada



Nesta quinta-feira (20), celebra-se o Dia do Refugiado, data que homenageia a trajetória de pessoas obrigadas a sair de sua terra natal para evitar calamidades naturais, guerras, perseguições políticas e outras formas de violência.

A efeméride foi criada em 2001, pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) por meio de resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU.

A data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

A Conectas fez uma lista com programações culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Boa Vista, Manaus e Pacaraima. Confira:

São Paulo

Música Étnica e Oriental

Misturando a instrumentação tradicional do Oriente Médio, o grupo de música étnica e oriental Yaqin Ensemble traz ao público composições e arranjos utilizando expressões do oriente, em conjunto com a essência dos ritmos ocidentais e brasileiros.

Onde? Biblioteca Parque Villa-Lobos – Av. Queiróz Filho, 1.205.

Quando? às 14h.

Quanto?GRÁTIS

 

Oficina de bonecas Abayomi

Com Renee Ross Londja e Lambert Shesa, a oficina ensina a fazer bonecas inspiradas nos brinquedos que as mães faziam para os filhos durante a travessia em navios negreiros.

Onde? Av. Cruzeiro do Sul, 2.630,

Quando? das 11h às 14h.

Quanto? GRÁTIS  ​

 

O que te faz sentir em casa?

O artista congolês Lavi Kasongo, que frequentou a escola de belas artes de seu país, comanda atividade em que pinta telas ao vivo e compartilha por meio das obras suas experiências de mudança da África para o Brasil. Às quartas e sextas, até 5/7, ele promove oficinas de pintura no Sesc Avenida Paulista.

 

Onde? Av. Paulista, 119, Bela Vista

Quando? Das 12 às 18h.

Quanto? GRÁTIS

 

Rio de Janeiro

Rio Refugia

O Sesc Tijuca receberá a terceira edição do Rio Refugia, um evento que marca as celebrações do Dia Mundial do Refugiado. Em 2018, o evento contou  pela primeira vez com a participação do Sesc RJ, no papel de correalizador, e registrou público recorde em sua segunda edição.

O evento propõe a criação de um espaço de integração e de conscientização para o tema do refúgio, tendo por objetivo dar maior visibilidade à questão dos deslocamentos forçados e valorizar os/as refugiados/as residentes na cidade do Rio de Janeiro, que estarão presentes tanto como produtores quanto como convidados.

Onde? R. Barão de Mesquita, 539, Andaraí.

Quando? Das 10h às 18h

Quanto? GRÁTIS

Boa Vista

Durante a semana, Boa Vista terá apresentação teatral e exposição de fotos, além de torneios esportivos nos abrigos da cidade e rodas de conversa, na Igreja da Consolata.

Manaus

Na capital amazonense, o destaque são os eventos do final de semana. A partir das 8h do sábado, será realizada uma Caminhada #ComOsRefugiados, integrando venezuelanos e população local. A cidade ainda realiza uma série de rodas de conversa na Universidade Federal do Amazonas.

Pacaraima

Em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, vão ocorrer feiras de artesanato, mostras culturais e atividades esportivas nos abrigos, nos centros de controle migratório e na quadra esportiva da cidade.

Para quem não quer sair de casa

O canal SescTV exibe um série de documentários curta-metragem da cineasta Sonia Guggisberg e Andreas Muggli sobre migração e refúgio:

Às 20h, “Espera”, o curta documental inédito de Sonia Guggisberg sobre imigrantes do Oriente Médio que aguardam, na ilha grega de Lesbos, que algum país europeu os acolha.

Às 20h20, “Sonho Migrante”, de Sonia Guggisberg;

Às 20h30, “Ponto de encontro”, de Sonia Guggisberg ;

Às 20h40, “Campo Skaramanga”, de Sonia Guggisberg;  

Às 20h50, “Onde o Eufrates e o Sava Correm Juntos”, de Andreas Muggli.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas