Voltar
-
12/08/2014

Conselho Nacional de DH

ONGs cobram mais debate no processo de formação de nova instituição

ONGs cobram mais debate no processo de formação de nova instituição ONGs cobram mais debate no processo de formação de nova instituição

Apesar de atender demanda antiga da sociedade civil, a criação do Conselho Nacional de Direitos Humanos (Lei 12.986)?, em substituição ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), já é alvo de críticas de redes e entidades tradicionalmente ligadas ao tema.

Para 10 redes e 15 ONGs, a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência se precipitou no lançamento do edital de seleção dos membros do novo órgão, feito sem qualquer debate prévio com o terceiro setor.

As entidades questionaram a ministra Ideli Salvati, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência. Em carta, afirmam que a convocatória “não concorre com as medidas de incentivo e organização da participação social de forma substantiva”.

Enfatizam, também, que somente com amplo debate político será possível garantir uma escolha plural e pactuada, que garanta representatividade a diferentes setores e segmentos no novo órgão.

Leia aqui a íntegra do documento.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas