Voltar
-
14/02/2019

Conectas, Sesc 24 de Maio e Vitrine Filmes promovem sessões mensais gratuitas

Cine Direitos Humanos será realizado toda última quarta-feira do mês; Primeira sessão acontece dia 27, seguida de debate



Por entender a importância do cinema como ponto de partida para uma reflexão sobre a realidade, a Conectas, o Sesc 24 de Maio e a Vitrine Filmes realizarão, a partir de fevereiro, sessões mensais de cinema seguidas de rodas de conversa entre artistas, cineastas, ativistas e o público.

O Cine Direitos Humanos ocorrerá toda última quarta-feira do mês, a partir das 18h20, na unidade do Sesc da Rua 24 de Maio, 109, no centro de São Paulo. Todas as exibições serão gratuitas.

A primeira sessão acontece no dia 27 de fevereiro, com a exibição do documentário Corpo Delito, de Pedro Rocha.

Os cinco primeiros títulos, programados para serem exibidos até junho, abordarão uma amplitude de temas que subsidiarão as mesas de debate, como a reinserção de ex-detentos à sociedade (Corpo Delito), o protagonismo feminino em um ambiente majoritariamente masculino (As hiper mulheres), os impactos da chegada da luz elétrica na vida de tribos indígenas (A nação que não esperou por Deus), a violência em periferias (Branco sai, preto fica) e o autoconhecimento e descoberta da sexualidade (Hoje eu quero voltar sozinho).

Cada sessão será precedida pela exibição de filmes do Mobile Film Festival/Stand up 4 Human Rights, produções de 1 minuto realizadas com celular por pessoas do mundo inteiro. O projeto, lançado em 2018 em homenagem aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que conta com 51 obras, é fruto de uma parceria entre o Youtube Creators for Change e a Agência da ONU  para Direitos Humanos.

Confira a programação completa:

27 fev | Corpo Delito – Brasil, 74min, português, documentário, 2016  [link]

Sinopse: Ivan, 30, acaba de sair da cadeia depois de oito anos preso. Ele agora está de volta à sua casa, de volta ao convívio de sua esposa e de sua filha de seis anos, que ele mal conhece. É uma chance de retomar a vida. No entanto, Ivan está no regime semiaberto. Uma tornozeleira eletrônica o proíbe de fazer qualquer trajeto que não seja de casa para o trabalho, do trabalho para casa. À noite, ele não pode sair. O tédio se desfaz apenas na presença de Neto. Ivan se reconhece no amigo mais novo. Ele ainda é atraído pelas festas e pelas aventuras da cidade, mas agora ele é vigiado dia e noite pelo GPS da polícia.

27 mar | As hiper mulheres – Brasil, 80min, português, documentário, 2012  [link]

Sinopse: Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

24 abr | A nação que não esperou por Deus – Brasil, 89min, português, documentário, 2015  [link] mencionar Abril Indígena

Sinopse: O documentário gira em torno da tribo indígena Kadiwéu que vive no Mato Grosso do Sul. A diretora visitou a tribo primeiramente em 1999 para gravar outro filme e agora em 2013/2014. Nesses quase 15 anos, a luz elétrica, a televisão e as igrejas evangélicas chegaram ao local, além da luta de terra dos Kadiwéu contra os pecuaristas. A intenção é analisar os diferentes caminhos da tribo perante os acontecimentos.

29 mai | Branco sai, preto fica – Brasil, 93min, português, ficção, 2015  [link]

Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

26 jun | Hoje eu quero voltar sozinho – Brasil, 95min, português, ficção, 2014  [link]

Sinopse: Leonardo é um adolescente cego em busca de sua independência. Seu cotidiano, a relação com sua melhor amiga, Giovana, e sua forma de ver o mundo ganham novos contornos com a chegada de Gabriel.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas