Voltar
-
20/09/2019

Conectas lança na Casa 1 revista sobre religião e direitos humanos

Roda de conversa com ativistas, pesquisadores e líderes religiosos discutirá o tema da edição nº 29 da Sur



Na próxima quinta (26) uma roda de conversa com pesquisadores, ativistas e líderes religiosos discutirá qual é o papel que as religiões desempenham dentro da pauta de direitos humanos. O evento, aberto e gratuito, acontece a partir das 19 horas no Centro Cultural Casa 1 (R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista, São Paulo), espaço voltado à promoção das artes, da cultura e de acolhimento à população LGBT+. 

Temas como a influência política da bancada evangélica, dogmatismo religioso e gênero, liberdade de religião e crença como direito são alguns dos pontos-chave do debate. O evento marca o lançamento da edição 29 da Revista Sur, que traz uma ampla reflexão sobre o tema por meio de artigos, entrevistas, perfis e peças artísticas.  

Estão confirmadas a presença de Alexya Salvador, pastora da ICM (Igreja da Comunidade Metropolitana) e ativista LGBT+; Humberto Santana, doutorando da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador na área de Antropologia das Religiões; Silvia Souza, advogada e assessora de advocacy da Conectas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Diversidade e Violência pela UFABC (Universidade Federal do ABC); Isabela Kalil, doutora em Antropologia Social, graduanda em Direito e pesquisadora do fórum internacional Sexuality Policy Watch sobre Gênero e Política na América Latina; Sheila Tanaka, assessora do programa da Christian Aid no Brasil e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Berlim; e Ana Carolina Evangelista, pesquisadora do ISER (Instituto de Estudos da Religião), mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e em Gestão Pública pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo). 

Durante o evento será apresentado conteúdos desta edição da Sur, incluindo a exibição das peças artísticas do projeto franco-brasileiro “Híbridos – Os Espíritos do Brasil” e do clipe “Rito de Passá”, faixa-título do álbum de estreia da Mc Tha. 

Sobre a Sur

Publicada pela Conectas, a Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos busca influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos.

A publicação é editada em português, inglês e espanhol, com livre acesso on-line a um público de mais de 20.000 pessoas, em mais de 100 países. Também é distribuída em papel para algumas das principais bibliotecas, universidades, organizações internacionais e centros de cultura ao redor do mundo.

A edição 29 conta com 13 artigos escritos por 29 autores de 13 países, com duas entrevistas e com perfis de cinco líderes religiosos de matrizes diferentes.  

O projeto “Híbridos – Espíritos do Brasil” é um dos conteúdos inéditos oferecidos pela revista. De autoria de uma dupla de artistas e pesquisadores franceses, este projeto tem como objetivo proporcionar uma imersão do espectador pelos diferentes rituais brasileiros através de imagens e sons característicos de cada um deles.  

>>> Leia aqui a edição completa

Serviço

Evento: “Direitos Humanos e Religiões” e lançamento da edição 29 da Revista Sur sobre “Religiões e Direitos Humanos”
Local: Centro Cultural Casa 1 (R. Adoniran Barbosa, 151 – Bela Vista, São Paulo)
Quando: 26/09 (quinta-feira)
Horário: 19 Horas
Gratuito

Confirme presença no evento 

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas