Voltar
-
15/03/2018

Conectas cobra apuração por assassinato de Marielle Franco

Marielle Franco, vereadora do Rio e ativista dos direitos humanos, foi assassinada no dia 14 de março de 2018. Nascida no Complexo da Maré, mestre em sociologia, Marielle se destacou como militante em prol das mulheres negras e dos moradores das favelas e periferias.
 
Foto: Mídia NINJA Marielle Franco, vereadora do Rio e ativista dos direitos humanos, foi assassinada no dia 14 de março de 2018. Nascida no Complexo da Maré, mestre em sociologia, Marielle se destacou como militante em prol das mulheres negras e dos moradores das favelas e periferias. Foto: Mídia NINJA

É com profundo pesar e consternação que Conectas recebe a notícia da morte da vereadora da cidade do Rio de Janeiro Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, assassinados na noite de quarta-feira, 14, com todas as características de uma execução.

Nascida no Complexo da Maré, mestre em Administração Pública e socióloga, Marielle se destacou como militante em prol das mulheres negras e dos moradores das favelas e periferias. Grande defensora de direitos humanos, foi eleita vereadora em 2016. Em sua legislatura, vinha atuando na denúncia da violência policial contra as populações mais pobres e havia sido nomeada relatora da recém-criada comissão que acompanhará a intervenção federal de natureza militar na segurança pública do Rio de Janeiro.

No país campeão de mortes de defensores e defensoras dos direitos humanos, o assassinato de Marielle deve ser investigado com rapidez. Exigimos uma apuração rigorosa e imparcial das circunstâncias, que identifique e responsabilize os envolvidos.

Que a força e comprometimento de Marielle continue sendo uma inspiração ao necessário trabalho de promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil, sobretudo para as populações menos favorecidas.

Às famílias de Marielle e de Anderson, nossa mais profunda solidariedade. Marielle, presente.

[Atualização] | Confira o vídeo gravado com profissionais da equipe da Conectas convidando todos e todas a participarem dos atos realizados em homenagem à Marielle e Anderson após 30 dias de seus assassinatos:

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas