Voltar
-
10/09/2012

Conectas e SBDP promovem curso sobre STF para jornalistas e estudantes de jornalismo

Sessão informativa tem um dia inteiro de duração e traz jurista e repórter como palestrantes

Sessão informativa tem um dia inteiro de duração e traz jurista e repórter como palestrantes Sessão informativa tem um dia inteiro de duração e traz jurista e repórter como palestrantes

O STF (Supremo Tribunal Federal) tem ocupado lugar de destaque na mídia brasileira. Recentemente, o Tribunal decidiu sobre cotas em universidades, aborto, marcha da maconha e outros casos de enorme importância institucional.
Além da relevância política desses julgamentos, muitas questões técnicas e de difícil compreensão permeiam as decisões. Quanto tempo o STF demora para julgar um caso? Como saber o que está na pauta do tribunal? Quem são os ministros e como eles votam? Quais são as ferramentas para acompanhar e compreender uma decisão? Essas são perguntas com as quais os jornalistas se deparam na hora de construir uma matéria que envolva a cúpula do Poder Judiciário.
O objetivo do curso é apresentar a estrutura básica de funcionamento do STF, partindo de questões práticas colocadas por aqueles que acompanham ou gostariam de acompanhar o que dizem esses 11 ministros. Além disso, o curso pretende facilitar a transformação da linguagem jurídica em algo mais acessível e objetivo.
Professores Convidados:
Gustavo Bambini (advogado, professor de Direito e ex-assessor no STF)
Juliano Basile (advogado e jornalista Valor Econômico)
Resumo da Programação:
Manhã
Porque é importante entender o STF
O que está para ser decidido
Como ler um acórdão
Como acompanhar as decisões do STF

Tarde
Onde buscar informações sobre o STF

Como fazer uma pauta

Como fazer cobertura do STF

Público alvo: estudantes e jornalistas

Após se inscrever o aluno receberá um email onde poderá colocar qual sua principal dúvida que gostaria de ver esclarecida durante o curso.

Haverá certificado.

Curso realizado em parceria com Gabinete Cultural.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas