Voltar
-
09/01/2023

Conectas condena atos golpistas e cobra responsabilização

É urgente a responsabilização dos invasores e de quem financia e estimula a subversão do Estado Democrático de Direito e não aceita os resultados das urnas



São gravíssimas as invasões do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e  STF (Supremo Tribunal Federal) ocorridas neste domingo (8) como parte dos atos golpistas de extrema-direita.

É urgente a apuração e responsabilização, nos termos da lei, dos invasores e de quem financia e estimula a subversão do Estado Democrático de Direito e não aceita os resultados das urnas.

Mostra-se necessário também investigar a inércia das forças policiais do Distrito Federal que, já cientes da mobilização a caminho de Brasília e do tom das ameaças, não empenharam os esforços devidos em garantir a segurança dos espaços que representam o coração da República.

É necessário reforçar que, em uma democracia, as forças políticas antagônicas devem atuar dentro dos limites legais e republicanos. Atos como os vistos no dia de hoje e outros tantos gestados a partir do resultado das eleições, em uma nítida tentativa de reverter à força o resultado do pleito, não encontram acolhida dentro da liberdade de expressão, tampouco da nossa Constituição.

Os lamentáveis episódios deste domingo são resultado do discurso de caráter golpista e autoritário presente durante os quatro anos do governo Bolsonaro, tendo ganhado fôlego diante do silêncio e falta de decoro do candidato derrotado.

Mais de 40 governos estrangeiros, organismos e observadores internacionais já se manifestaram em repúdio aos ataques hoje sofridos pela democracia brasileira. António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou prontamente, condenando “o assalto às instituições democráticas do Brasil”. Segundo o representante da ONU, “a vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas”.

A democracia é um patrimônio comum e basilar, pelo qual instamos todas as autoridades constituídas a defender com posicionamento firme. O Brasil precisa de paz e estabilidade para trabalhar pelos problemas reais que afligem a população mais vulnerável, como a desigualdade, a fome, o racismo, a violência e o desrespeito aos direitos fundamentais.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas