Voltar
-
12/12/2022

Cerimônia de diplomação oficializa a escolha da sociedade brasileira e marca o encerramento do processo eleitoral

Cerimônia de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ocorre nesta segunda-feira (12)



Hoje, 12 de dezembro de 2022, ocorre a cerimônia de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na figura do seu presidente, o ministro Alexandre de Moraes, faz a entrega dos diplomas assinados e formaliza a escolha da sociedade brasileira nas urnas. No evento, ambos receberão um certificado atestando que as eleições foram legítimas e que a chapa vitoriosa está apta a tomar posse no dia 1º de janeiro.

A partir de hoje, com o início das cerimônias de diplomação, os candidatos e candidatas eleitas para os parlamentos estaduais e federais também receberão os diplomas dos respectivos tribunais regionais, habilitando-as ao exercício do mandato. Além da confirmação do resultado das urnas, a cerimônia marca o encerramento do processo eleitoral e do ciclo que se iniciou no dia 3 de agosto, com a conclusão da apuração de votos, da análise da prestação de contas e dos recursos de questionamento do resultado das eleições. O ato reforça, assim, que qualquer ato antidemocrático e questionamento da integridade do pleito é infundado.

Encerra-se, oficialmente, esse que foi o processo eleitoral mais turbulento da nossa história recente. Celebra-se o êxito da justiça eleitoral brasileira em realizar mais um ciclo eleitoral seguro e transparente, com a vigília e atuação constante da sociedade civil pela garantia da realização de eleições íntegras e pelo absoluto respeito ao resultado das urnas. Com a conclusão deste processo, vence a democracia brasileira e se inicia uma nova etapa da vida política do país, que precisará ser marcada pelo esforço de toda sociedade brasileira, de reconstrução e fortalecimento dos pilares de sustentação de nossa democracia.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas