Voltar
-
31/01/2012

Carta Aberta pela Democratização e Transparência do Judiciário

Conectas e outras 200 entidades entregam documento em ato público da OAB, em Brasília

Conectas e outras 200 entidades entregam documento em ato público da OAB, em Brasília Conectas e outras 200 entidades entregam documento em ato público da OAB, em Brasília

São Paulo / Brasília – A ONG de direitos humanos Conectas está entre as mais de 200 organizações da sociedade civil que lançarão publicamente hoje (31/1), às 14h, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, a “Carta Aberta pela Democratização e Transparência do Judiciário”. A carta foi elaborada pelao JusDH – Articulação Justiça e Direitos Humanos e vem sendo reconhecida como uma das maiores mobilizações da sociedade em torno da questão da transparência do Poder Judiciário.

“Vivemos um momento no qual a transparência tem sido reconhecida como um valor de todas as instâncias do Estado, sendo oportuno discutir o Judiciário, incluindo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), pelo mesmo viés da transparência”, disse Juana Kweitel, diretora da Conectas. “A fiscalização das condutas de magistrados, incluindo denúncias de nepotismo e de corrupção, é, contudo, apenas uma parte do debate, inserida na discussão mais ampla sobre a opacidade do Judiciário brasileiro”.
Diante das denúncias trazidas à tona pela atuação da Corregedoria Nacional de Justiça, e a reação corporativa de setores da magistratura nacional, a Carta Aberta apresenta-se como um veículo para a sociedade manifestar o seu anseio por mudanças no Poder Judiciário, tornando-o mais democrático, sensível aos problemas econômicos, sociais e culturais do povo brasileiro, e verdadeiramente comprometido com a efetivação dos direitos humanos no Brasil.
Neste sentido, a Carta Aberta será levada aos órgãos de cúpula da administração da justiça, no intuito de demonstrar ao judiciário, ministério público, defensoria pública e advocacia que asociedade organizada anseia por uma verdadeira Reforma do Judiciário, agora voltada para a Democratização da Justiça.
Evento: Ato Público do Conselho Federal da OAB em Defesa do CNJ
Local: Conselho Federal da OAB – Brasília/DF
Horário: 14hs, 3ªf, 31/01

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas