Voltar

Após ataque de Bolsonaro ao TSE, organizações cobram de Aras e Lira ações em defesa do sistema eleitoral

Mais de 85 organizações do Pacto Pela Democracia repudiam pronunciamento do presidente presidente da República à comunidade diplomática

Evento reúne presidente e embaixadores no Palácio da Alvorada. Foto: Clauber Cleber/ Agência Brasil Evento reúne presidente e embaixadores no Palácio da Alvorada. Foto: Clauber Cleber/ Agência Brasil

Organizações da sociedade civil que fazem parte da rede Pacto pela Democracia cobraram, na terça-feira (19), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Procurador Geral da República, Augusto Aras, posicionamento e ações em defesa das eleições e da democracia. 

A manifestação de entidades veio após o ataque do presidente da República, Jair Bolsonaro, contra o processo eleitoral brasileiro durante encontro com embaixadores na segunda-feira (18), em Brasília (DF). 

Para a rede de organizações, “o silêncio de ambos [Aras e Lira] é extremamente preocupante e denota complacência e menosprezo com a democracia brasileira. Contradiz a disposição das instituições que representam e as afronta.” 

Além de atacar os ministros do do STF (Supremo Tribunal Federal), Bolsonaro questionou  diante dos diplomatas a segurança do processo eleitoral conduzido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base em alegações falsas, desmentidas simultaneamente pelo Tribunal.

“À fala de Jair Bolsonaro soma-se a outros tantos potenciais crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente, que não tem sido responsabilizado por suas ações por contar com a cumplicidade e cooptação de instituições de controle jurídico e político, a quem caberia o exercício de freios e contrapesos entre os Poderes”, afirma o documento. 


Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas