Voltar
-
15/04/2021

Acordos entre Biden e Bolsonaro sinalizam riscos ambientais ao Brasil, apontam entidades

Conectas e outras entidades assinaram carta alertando os EUA sobre os riscos ambientais de um acordo com o governo Bolsonaro

Bruno Kelly/Amazônia Real Bruno Kelly/Amazônia Real

Organizações da sociedade civil assinaram, nesta terça (06), uma carta ao governo americano sinalizando alerta ao risco de acordos entre os Estados Unidos e o governo Bolsonaro. A justificativa da ameaça é por considerar que a gestão federal não tem legitimidade para representar o país. 

O governo de Joe Biden negocia a possibilidade da transferência de recursos para o Brasil, que deverá ser anunciado na Cúpula do Clima nos dias 22 e 23 de abril. 

Assinada por cerca de 200 entidades, a carta afirma que as negociações sobre o meio ambiente, principalmente com foco na Amazônia, deveriam envolver a sociedade, governos subnacionais, academia e setor privado. 

O documento também sugere que nenhuma negociação poderia prosseguir sem que o desmatamento no Brasil fosse reduzido tendo em vista a PNMC (Política Nacional sobre Mudança do Clima) e sem haver diálogo com a sociedade civil, governos subnacionais e academia, por exemplo. 

“Negociações e acordos que não respeitem tais pré-requisitos representam um endosso à tragédia humanitária e ao retrocesso ambiental e civilizatório imposto por Bolsonaro”, afirma a carta.

Leia aqui a íntegra do documento.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas