Voltar
-
29/01/2014

A história dos crimes de Pedrinhas

ONGs pedem detalhes às autoridades maranhenses

ONGs pedem detalhes às autoridades maranhenses ONGs pedem detalhes às autoridades maranhenses

Apesar de ter escancarado os males crônicos do sistema penitenciário brasileiro, a violência no complexo de Pedrinhas, no Maranhão, não conseguiu tirar das sombras as principais vítimas dessa estrutura: os próprios presos. A ocupação do presídio pela polícia militar em dezembro aprofundou a falta de informações e, até hoje, apesar da exposição do caso na imprensa nacional e internacional, pouco se sabe sobre quem eram e como morreram os 65 detentos assassinados no complexo desde o início de 2013.

Para garantir que eles tenham nome e história e que os culpados pelas sistemáticas violações no presídio sejam responsabilizados, Conectas, Justiça Global e Sociedade Maranhense de Direitos Humanos requisitaram, através da Lei de Acesso à Informação, detalhes sobre cada um dos crimes.

O pedido foi direcionado a juízes de execução penal, ao secretário estadual de Justiça e Administração Penitenciária, ao secretario de Segurança Pública, à Procuradoria-Geral de Justiça e ao promotor de Justiça que coordena o Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial.

As organizações querem saber o nome dos presos mortos, a data dos crimes e os procedimentos já adotados para esclarecê-los, como a realização de exames de corpo de delito, a instauração de inquéritos e a abertura de processos judiciais.

“Essas informações nos darão a medida de quanto o governo maranhense tem realmente trabalhado para evitar que a tragédia de Pedrinhas se repita”, afirma Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas. “As violações que acontecem contra presos sob a tutela do Estado devem ser investigadas de maneira transparente, à luz do debate público sobre os rumos da política penitenciária.”

Acesse aqui os documentos enviados às autoridades maranhenses:

Roberto de Paula e Fernando Mendonça, juízes de Execução Penal

Sebastião Uchôa, secretario estadual da Justiça e Administração Penitenciária

AluIsio Guimarães Mendes Filho, secretario estadual de Segurança Pública

Regina Rocha, Procuradora-Geral de Justiça, e José Cláudio Cabral Marques, promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas