Voltar
-
10/05/2017

Venezuela

Calendário eleitoral deve ser anunciado com urgência Calendário eleitoral deve ser anunciado com urgência

O presidente venezuelano Nicolas Maduro anunciou a convocatória para uma Assembleia Constituinte, cujos integrantes seriam eleitos indiretamente por determinados setores da população. Conectas se soma às vozes que rejeitam uma constituinte em um momento de alta tensão política (Provea, 8 de maio de 2017) e convocada de forma irregular, violando a garantia constitucional do voto universal.

Em consonância com diversas organizações da região, Conectas reitera o chamado para que seja anunciado um calendário eleitoral claro para eleições regionais, municipais e presidenciais (Wola, 5 de maio de 2017).

Conectas manifesta também sua preocupação com a morte de mais de 30 pessoas no contexto dos protestos sociais em 2017 e chama o governo venezuelano a garantir o direito de manifestação em linha com o comunicado público da Fiscal General a República da Venezuela, Luisa Dias Ortega de 19 de abril.

A superação da crise na Venezuela requer o estabelecimento de mecanismos de diálogo social e negociação política construtiva que levem à observância da Constituição e ao respeito dos direitos humanos.

Find out more

Receive Conectas updates by email