Voltar
-
18/05/2015

XIV Colóquio: Direitos Humanos e as Ruas

Encontro internacional reunirá defensores de direitos humanos de 40 países em São Paulo

Encontro internacional reunirá defensores de direitos humanos de 40 países em São Paulo Encontro internacional reunirá defensores de direitos humanos de 40 países em São Paulo

Chile, México, Nigéria, Tunísia, Palestina, China, Nepal e Rússia são alguns dos mais de 40 países que estarão representados no XIV Colóquio Internacional de Direitos Humanos, realizado entre os dias 24 a 29 de maio em São Paulo.

O encontro, organizado desde 2001, neste ano irá reunir cerca de 200 ativistas, acadêmicos e especialistas para discutir o tema “Direitos humanos e as ruas”. O objetivo é promover a troca de experiências e criar novas redes de trabalho e colaboração.

Entre os participantes e palestrantes estão profissionais provenientes de organizações tradicionais e da academia, assim como movimentos sociais e novos coletivos.

A lista de países ainda inclui Paraguai, Quênia, África do Sul, Togo, Canadá, Brasil, Argentina, Angola, Venezuela, Peru, Equador, Dinamarca, Colômbia, Uruguai, Argélia, EUA, Tailândia, Quênia, Moçambique, índia, Bolívia e Egito.


Veja no mapa abaixo a relação de participantes por país:


Temas

Os debates estarão organizados em três eixos:

Pauta das ruas :: Procurará mostrar um panorama de causas pelo mundo que precisaram tomar as ruas para serem ouvidas. A partir disso, responderá: Por que determinadas demandas não são ouvidas pelo Estado? O que leva movimentos a ocuparem as ruas? Quais são as táticas de protesto e formas de organização?

Direito às ruas :: Esse segundo eixo discutirá a ação estatal, em particular, e o papel das forças de segurança e dos órgãos de controle, incluindo o judiciário. Quais as obrigações do Estado para a garantia do direito à manifestação? O que tem caracterizado a ação estatal em diferentes contextos? Existem canais de negociação, participação e diálogo com o Poder Público antes, durante ou depois das manifestações? Que estratégias – jurídicas, políticas, de comunicação – podem ser usadas para proteger os direitos em jogo nas manifestações?

Legado das ruas :: O encontro permitirá, ainda, debater os impactos dos protestos. Como as demandas expressadas nas ruas levam a transformações concretas? As manifestações podem contribuir para uma discussão ampla sobre a participação da sociedade nas decisões públicas? Existem novos meios de participação democrática? Qual a relação entre os novos movimentos e os canais tradicionais de participação?

Organizadores

Pela primeira vez, o Colóquio é organizado pela Conectas em conjunto com outras três entidade: CELS (Centro de Estudios Legales y Sociales), da Argentina, LRC (Legal Resources Centre), da África do Sul, e a KontraS, da Indonésia.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas