Voltar
-
17/01/2018

O espaço da sociedade civil em instituições multilaterais

Conectas enviou contribuição ao Relatório do Alto Comissário sobre "espaço da sociedade civil em instituições multilaterais"



O Alto Comissariado das Nações Unidas para os direitos humanos recebeu contribuições para a elaboração do relatório “espaço da sociedade civil em instituições multilaterais”, com o qual a Conectas contribuiu enviando sugestões de boas práticas de participação da sociedade civil em instituições multilaterais. A experiência brasileira com transmissões on-line de audiências públicas, videoconferências com o MRE e transmissões de sessões do Comitê de ONGs da ONU serviram de base para a contribuição da Conectas.

Em sua contribuição, a Conectas alerta que a política externa brasileira é controlada pelo Ministério das Relações Exteriores de maneira pouco transparente, democrática e sem participação popular. Nesse contexto, as videoconferências surgiram como uma ferramenta inovadora, na medida em que representam um dos poucos mecanismos participativos periódicos atualmente em curso na política externa brasileira.

De acordo com Camila Asano, coordenadora de programas da Conectas, “em termos de impactos, essas videoconferências são espaços nos quais é possível aumentar o custo político de decisões contrárias aos direitos humanos e responsabilizar o setor público”.

“Por meio desta ferramenta virtual prevista pela PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) do MPF (Ministério Público Federal), estamos contribuindo para democratizar o acesso aos espaços de diálogo político entre o MRE”, afirma Camila, “uma vez que o sistema permite a participação simultânea de representantes que residem em várias cidades do Brasil a baixo custo”.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas