Voltar
-
02/02/2018

Sociedade civil pede mais transparência nas questões ambientais no Brasil

Entidades cobram a divulgação de informações de órgãos federais e acreditam que este é o caminho para soluções de problemas ambientais

 
FOTO: SIDNEY OLIVEIRA /AG. PARÁ
DATA: 18.10.2017 FOTO: SIDNEY OLIVEIRA /AG. PARÁ DATA: 18.10.2017

A execução de políticas públicas voltadas para o meio ambiente deve ser um esforço conjunto entre governo e sociedade civil. Para isso, a transparência nas ações é fator fundamental. Essa é a conclusão que organizações da sociedade civil acordaram após reuniões e consultas públicas, além da necessidade da abertura de canais de diálogo entre entidades e governo para discussões sobre o meio ambiente, com foco em temas florestais.

As entidades acreditam que é necessário complementar a divulgação de informações com ações de promoção da legislação e dos conceitos e instrumentos de transparência. As organizações ainda defendem o reconhecimento dos sistemas de informações e dados gerados por atores não estatais e a criação de um mecanismo de prestação de contas da implementação de políticas públicas ambientais.

As entidades que assinaram a carta conjunta sustentam que a adoção de tais medidas permitirá um salto na promoção da transparência e no acesso à informação e, consequentemente, “no estabelecimento das condições necessárias para avançarmos na busca de soluções para os complexos desafios ambientais de nosso país”.

As demandas foram organizadas em uma carta assinada pela Conectas e outras 48 organizações, que foi encaminhada para órgãos ambientais federais, dentre os quais Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Serviço Florestal Brasileiro, e ICMBio.

  • Leia a carta na íntegra aqui.
  • Veja os anexos da carta aqui e aqui.

Informe-se

Receba por e-mail as atualizações da Conectas